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SUV cupê Arkana será o primeiro Renault híbrido à venda no Brasil

Planos para o Renault Arkana no Brasil eram outros, mas a demora será recompensada pelo fato de que ele será híbrido

Renault Arkana [divulgação]
Renault Arkana [divulgação]

Quando o projeto do Renault Arkana surgiu, a ideia era que o SUV cupê fosse produzido e vendido no Brasil e na Rússia. Derivado da plataforma B0 de Duster e Captur, ele seria a alternativa mais cara e sofisticada do trio de SUVs da Renault. Contudo, a marca manteve seus planos somente para a Rússia, deixando o Brasil de lado.

A situação, porém, vai mudar e para melhor. Segundo informações do Motor1, o Renault Arkana vai sim ser vendido no Brasil, mas diferente dos planos originais. A ideia agora é trazer a versão mais sofisticada do Arkana, a produzida na Coreia do Sul com plataforma CMF-B, a mesma do novo Renault Clio.

Isso explica a presença de um Renault Clio novo circulando pelas ruas brasileiras. Afinal, a marca francesa está preparando a motorização híbrida para o nosso país. Lá fora, o Arkana E-Tech Hybrid usa motor 1.6 quatro cilindros aspirado ligado a dois motores elétricos. Isso resulta em 143 cv e 20,4 kgfm de torque.

Renault Arkana [divulgação]
Renault Arkana [divulgação]
Tudo é gerenciado por um câmbio automático de sete marchas. Isso resulta em consumo médio de 20,5 km/l em trecho cidade e estrada. Com tanque de 50 litros, o Arkana híbrido roda até 1.020 km quando totalmente abastecido, segundo a Renault. Já em termos de performance ele vai bem: 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e velocidade máxima de 172 km/h.

Renault Arkana [divulgação]
Renault Arkana [divulgação]

Cupê contra Compass

Além da maior sofisticação de construção em relação ao Arkana que seria produzido no Brasil, a versão europeia/coreana é maior. São 4,57 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,57 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Isso o colocará na briga com Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross em porte, mas com a vantagem de ser um cupê.

Renault Arkana [divulgação]
Renault Arkana [divulgação]
A grande questão será o preço: por ser híbrido, vai pagar menos impostos. Contudo, deve chegar mais caro que o Corolla Cross Hybrid pelo fato de ser importado. A Renault deve trabalhar com ele acima dos R$ 200 mil, criando um forte degrau entre o Captur Iconic topo de linha de R$ 155.290 e o Arkana de entrada (se não for oferecido em versão única).

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