Desde que o Auto+ revelou que a Toyota trabalha em um SUV compacto de baixo custo para o Brasil, parece que a marca tem multiplicado suas opções. Primeiro foi o Urban Cruiser Hyryder baseado no Suzuki Grand Vitara e agora surge o nome Toyota Taisor no horizonte. Mas será que esse será o SUV compacto brasileiro?
Segundo informações do site indiano GaadiWaadi, pode ser que não. Recentemente a Suzuki começou testes com um novo SUV compacto baseado no hatch compacto Baleno. A fórmula será a mesma do Fiat Pulse e do Volkswagen Nivus: um SUV compacto nascido a partir de um hatch pequeno. Tento o miolo igual, mas frente e traseira totalmente novas.
Tal qual o Nivus, esse modelo terá perfil mais cupê, tendo traseira bem diferente do Baleno original – algo que a Fiat não fez com o Pulse. A ideia é que ele tenha até 4 metros de comprimento para poder brigar com Nissan Magnite, Renault Kiger e Citroën C3. Mas o que a Toyota tem a ver com esse SUV da Suzuki?
Juntas lá, separadas aqui
Toyota e Suzuki contam com uma parceria para compartilhamento de modelos. A Suzuki vende modelos Toyota híbridos na Europa, enquanto a Toyota oferece modelos da Suzuki com visual um pouco diferente na Índia. E esse SUV baseado no Baleno ganhará um equivalente Toyota, já que ambas as marcas estão tocando o projeto.
É para ele que o nome Taisor pode ser usado. Como esse SUV terá base Suzuki, não será ele o modelo compacto de baixo custo que a Toyota prepara para o Brasil. Vale lembrar que o nosso modelo será feito sobre a plataforma global DNGA de baixo custo e contará com motores 1.5 aspirado e 1.5 híbrido flex.
No caso do SUV da Suzuki e o Toyota Taisor, o motor será 1.0 três cilindros turbo da Suzuki com 112 cv e 17,4 kgfm de torque ou o 1.2 três cilindros aspirado híbrido-leve de 90 cv e 12,3 kgfm de torque. Uma versão híbrida de fato com sistema vindo da Toyota pode surgir depois.
>>Corolla minivan, a nova Toyota Innova aparece antes da hora