Destaque

Fiat Pulse / VW Nivus da Renault finalmente aparece em testes

Novo SUV compacto da Renault derivado do Dacia Sandero Stepway concorrerá com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus no Brasil

FIat Pulse
Renault SUV [Francuskie]

Depois que algumas unidades do Sandero Stepway de terceira geração feito pela Dacia começaram a circular no Brasil, a Renault logo tratou de anunciar que um SUV compacto inédito viria por aí. O problema é que até agora esse modelo não havia aparecido. Mas o futuro rival de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus finalmente deu as caras.

Flagrado na Romênia, onde fica a sede da Dacia, pelo site Francuskie, o novo SUV compacto da Renault ficará posicionado abaixo do Duster. A ideia é brigar no segmento de hatches que se transformaram em SUVs e oferecer um novo modelo de volume para a marca francesa, que abandonará Sandero, Logan e Stepway.

O Kwid seguirá como carro de entrada da Renault, mas esse novo SUV compacto será responsável por aumentar o volume e participação da marca. Além disso, por ser um SUV, será mais caro que os compactos os quais ele substituirá, permitindo maior lucro para a marca francesa e, se dermos sorte, acabamento mais sofisticado.

Dacia Sandero Stepway [divulgação]
Dacia Sandero Stepway [divulgação]

Sanderão ou Kwidão?

O flagra mostra que o modelo segue a mesma fórmula de Nivus, Pulse, Tiggo 3X e T40. É um hatch na sua essência, mas com para-lamas alargados por plásticos, capô reto e visual mais parrudo para vender a ideia de que é um SUV legítimo. É uma técnica que tem dado certo, ainda que o Honda WR-V, um dos pioneiros nessa alçada, tenha morrido e sem muito sucesso.

Como não teremos o novo Stepway como parâmetro de comparação, ele não sofrerá com o apelido de Sanderão como acontece com o Pulse que é pejorativamente (e erroneamente) chamado de Argão. O flagra mostra que as portas e a estrutura básica são as mesmas do Sandero e do Stepway, mas o que mais impacta no visual, mudou.

Renault SUV [Francuskie]
Renault SUV [Francuskie]
Ele precisa não somente parecer um SUV como ter cara de Renault legítimo, não mais um Dacia com logo francês. Por isso, terá influências do Kwid: os faróis serão divididos, com parte superior de LED fazendo papel de luz diurna e seta, enquanto a iluminação principal fica no para-choque. A grade quadrada lembrará o Mégane E-Tech.

Atrás, as lanternas são finas e invadem boa parte da tampa do porta-malas, tal qual acontece no Sandero brasileiro, mas não no modelo da Dacia. É possível que elas sejam conectadas, como se tornou padrão entre os Renault europeus. Mas, por questão de custos, a Renault pode deixar essa ideia de lado. É algo que o flagra não deixa nítido.

Renault Kwid Intense [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid Intense [Auto+ / João Brigato]

Tal qual Nivus, Pulse e Tiggo 3X

O que é fato é que o novo SUV compacto da Renault repetirá outra estratégia de Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e CAOA Chery Tiggo 3X: motor 1.0 três cilindros turbo. Ele será o primeiro modelo da marca francesa com esse conjunto mecânico, que deve ter cerca de 125 cv e torque na casa dos 20 kgfm, como os rivais.

A transmissão será CVT, tal qual o Fiat Pulse. Contudo, a Renault se mostrou primorosa no acerto entre o câmbio continuamente variável e um motor turbo pequeno, no caso o 1.3 de Captur, Duster e Oroch. Potencial para ser uma referência em prazer ao dirigir na categoria, esse novo Renault tem. Resta saber como será quando ele for lançado.

Renault SUV [Francuskie]
Renault SUV [Francuskie]

 >>Volkswagen para de fabricar Polo, Virtus, Nivus e Saveiro no Brasil

 >>Fiat Pulse tem potencial para ser o que Palio e Uno foram | Avaliação

 >>Fiat Pulse vs. VW Nivus: quem é o rei dos SUVs pequenos? | Comparativo