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SUV da Bajaj tem 10 lugares, é fraco como um 1.0 e custa R$ 91 mil

Com espaço para sete pessoas, mas potência semelhante a um carro 1.0 aspirado, novo SUV da Bajaj é absurdamente exótico

Force Citiline [divulgação]
Force Citiline [divulgação]

Fundada em 1958 como Bajaj Tempo Motors, a Force Motors (nome usado desde 2005) acaba de revelar um exótico novo SUV. Batizado de Force Citiline, o modelo carrega 10 pessoas, mas tem potência equivalente a um hatch popular com motor 1.0 e preço equivalente a modelos dessa categoria.

Baseado nos modelos Trax Cruiser de 13 lugares e Tax Toofan de 11 assentos, o novo Force Citiline é a variante mais luxuosa do parrudo SUV. Luxuosa com muitas ressalvas, vale dizer. Até porque o acabamento é simplório e o máximo de luxo que há nele é sistema de ar-condicionado com saída para todos e vidros elétricos nas quatro portas.

Para levar tanta gente, o SUV da Bajaj tem 5,12 m de comprimento, 3,05 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 2,02 m de altura. Basicamente é um SUV com porte de caminhonete média como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton e VW Amarok. Só que com a vantagem de levar o dobro de pessoas.

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Force Citiline [divulgação]
Os assentos são distribuídos em quatro fileiras, sendo a primeira e a terceira com dois bancos, enquanto a segunda e a quarta acomodam três pessoas. Conforto talvez não seja algo muito garantido, especialmente nas últimas fileiras. O uso de assentos individuais na terceira fileira se deu por conta da passagem para o fundão é por causa das rodas.

Ultrapassado por um 1.0 aspirado

O motor é um anêmico 2.6 quatro cilindros diesel aspirado de origem Mercedes-Benz. Ele entrega desanimadores 90 cv, algo bem próximo do que a maioria dos hatches com motor 1.0 aspirado entregam – mas em um SUV enorme de 10 lugares. O torque é de 25,5 kgfm, o mesmo de um motor 1.4 TSI da Volkswagen. O que parece pouco para o porte do SUV.

Construído com chassi sob carroceria, o Citiline é bastante bruto e robusto, tanto que tem só como opção um câmbio manual de cinco marchas. O visual é igualmente antiquado, com carroceria inspirada no Mercedes-Benz Classe G, mas com algumas modernizações típicas do começo dos anos 2000. Por sorte, o modelo não será vendido no Brasil.

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