A Renault lançou o Kardian no início deste ano em nosso mercado, oferecendo três versões e preço inicial de R$ 112.790. Essa renovação da marca seguirá com o início dos testes de um novo modelo maior derivado do Duster.
O Duster é um veterano no Brasil, lançado em 2011. De acordo com o flagra do jornalista João Del Arco (@joao_delarco) no Instagram, publicado pela Auto Esporte, a Renault já está desenvolvendo o novo carro.
Conhecido internamente pelo código de projeto R1312 ou “C-Neo”, o futuro modelo utilizará apenas a base estrutural do modelo europeu. O novo Duster foi desenvolvido pela Dacia, subsidiária da Renault na Europa.
O SUV compartilha com o Kardian a arquitetura CMF-B, renomeada para RGMP (Renault Group Modular Platform) no Brasil. O modelo flagrado é uma mula do futuro projeto R1312, que externamente lembra o Dacia Duster europeu, mas com uma arquitetura que incorpora as características do futuro modelo nacional, ainda sem nome e inédito.
Segundo a Auto Esporte, o projeto R1312 será produzido no Paraná a partir de agosto de 2025, para competir com o Jeep Compass e o Volkswagen Taos, podendo assumir um design de SUV-Cupê.
Em termos de dimensões, poderá oferecer um comprimento em torno de 4,50 m e ser maior lado a lado que o Jeep Compass. Sob o capô, terá um motor de quatro cilindros 1.3 turbo flex da família TCe, entregando 170 cv e 27,5 kgfm, acoplado a uma caixa continuamente variável (CVT) de oito marchas simuladas.
O lançamento deverá ocorrer em meados de 2027 ou até 2028, com versões híbridas nacionais previstas para dois anos após o lançamento. Essas versões trarão a mecânica 1.6 SCe naturalmente aspirada, combinada a dois propulsores elétricos — um gerador e outro de tração — com uma bateria de íons de lítio de 2 kWh e o câmbio automatizado de dupla embreagem já utilizado pelo Kardian.
Escreva nos comentários quais são suas expectativas para o futuro carro da Renault!