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Supercarro da BYD roda só com três rodas e tem 1.100 cv

Assim como o Citroën DS, o YangWang U9 da BYD é capaz de rodar com apenas três rodas por conta de seu sistema de suspensão

YangWang U9 da BYD [divulgação]
YangWang U9 da BYD [divulgação]

A BYD está determinada em se tornar um dos maiores grupos automotivos do mundo. Além de investir forte no mercado brasileiro, a marca chinesa tem feito diversos lançamentos em outros mercados, como o supercarro elétrico YangWang U9, que estreou no Salão de Xangai. Vale lembrar que o modelo é parte da nova divisão de luxo YangWang da BYD.

O esportivo chama a atenção pelo design moderno e pelos 1.100 cv de potência, mas há outros atributos interessantes. Em um vídeo divulgado pela BYD, é possível ver o U9 rodando numa boa com apenas três rodas. Dessa forma, caso haja algum problema com um dos pneus, o carro é capaz de seguir o caminho com um aro a menos.

Por mais que seja um recurso muito interessante, ele não é inédito. Na verdade, a Citroën já ostentava um sistema parecido nos anos 1950, quando o primeiro DS foi lançado. O sistema hidropneumático permitia que o carro rodasse tranquilamente sem uma das rodas traseiras, além de garantir uma estabilidade acima da média para o modelo.

YangWang U9 da BYD [divulgação]
YangWang U9 da BYD [divulgação]
No caso do YangWang U9, o sistema de suspensão é chamado de Disus-X. Há diversos sistemas de controle, que são hidráulicos e inteligentes, e que conseguem equilibrar o supercarro mesmo com a ausência de uma das rodas. Porém, há um outro detalhe curioso.

É possível ver o U9 saltando no vídeo, como se fosse uma criança pulando corda, e também se mexendo sozinho. Esses movimentos da suspensão parecem com o carro da Williams na Fórmula 1, quando o sistema de suspensão ativa era permitido entre 1992 e 1993. A cena do bólido da equipe se movimentando nos boxes impressionou a todos na época, assim como o supercarro elétrico agora.

Por conta desse sistema inteligente, a suspensão do U9 pode reduzir sua altura em relação ao solo, e também deixar o carro menos suscetível a capotamentos. Com 1.100 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos, é uma boa conseguir reduzir ao máximo o risco de o esportivo da BYD capotar. 

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