Marcado para estrear em 11 de julho de 2024 em comemoração ao aniversário de 125 anos da Fiat, a nova geração do Panda interessa e muito ao Brasil. Isso porque o modelo deverá ser vendido em nosso mercado e pode, inclusive, repetir a estratégia anterior e adotar o nome Fiat Uno.
O atual Fiat Panda europeu e o já aposentado Fiat Uno brasileiro são modelos derivados. Diversos painéis de carroceria são iguais, a plataforma é a mesma e a proposta de mercado também. O que mudava era que o Uno trazia soluções de baixo custo por ser pensado para um país emergente.
Esse raciocínio deve ser seguido pela próxima geração do panda. Isso porque Olivier Francois afirmou em entrevista à revista Autocar que a próxima geração do Panda “precisa seguir 100% do gosto europeu, mas realmente tem que ser algo global”.
Foco no Brasil
Isso vai de encontro com o fato de que 1,2 milhão de Fiat foram vendidos na América do Sul e o Brasil é o país mais importante para a marca italiana no mundo. Ou seja, se um projeto tem potencial global, o Brasil está na reta.
“O carro que vamos ver no ano que vem será legal, popular e acessível. Será muito especial e vai te surpreender”, alerta Francois. A ideia da Fiat com ele é seguir os passos do conceito Centoventi, que foi apresentado no aniversario de 120 anos da marca.
C3 da Fiat?
Ele carrega elementos de SUV com hatch e algumas características visuais comuns ao Panda original, mas que também são traduzidas para o Uno de primeira geração. Com o novo compacto a Stellantis pretende apelar para o lado racional da Fiat, enquanto o 600e fica com o público mais emocional da marca.
Construído a partir da plataforma CMP do Peugeot 208 e do Citroën C3, o novo Uno / Panda terá opção de motorização elétrica e também a combustão. Para o Brasil, ele deve usar os motores Firefly 1.0 e 1.3, além do T200 1.0 três cilindros turbo.
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