Por uma geração, o Chevrolet Tracker vendido no Brasil era oferecido na China e nos EUA como Trax. Só que, quando o modelo atual estreou, ele passou a usar a mesma designação em todos os países em que era vendido. O problema é que os EUA permaneceu com o modelo antigo até agora, pois ele finalmente foi substituído.
Só que, surpreendentemente, a Chevrolet fez um movimento diferente do que era esperado. Ao invés de vender o Tracker igual ao Brasil, ela agora oferece o SUV cupê Seeker como seu novo modelo de entrada nos EUA. Contudo, ele adotou o nome Trax como batismo. Ao contrário da China, porém, o Trailblazer (que não é igual ao nosso) seguirá em linha.
Apesar de tudo parecer (e ser) bastante confuso, calma que explico. Nos EUA, a Chevrolet terá como SUV de entrada o Trax, seguido pelo Trailblazer, Equinox, Blazer, Traverse, Tahoe e Suburban. Na China a linha tem Tracker, Seeker (Trax nos EUA), Equinox e Blazer. Já o Brasil conta com Tracker, Equinox e Trailblazer. Mas que bem o Trax / Seeker poderia se encaixar aqui.
A GM já declarou diversas vezes que o Seeker não será vendido no Brasil. Só que isso poderia ser uma clássica desviada no assunto, visto que o modelo pode ser oferecido por aqui como Trax, atuando entre Tracker e Equinox. Hoje entre esses dois modelos existe um buraco gigantesco de preço e porte, podendo ser preenchido pelo SUV cupê.
Esportivo e aventureiro
Visualmente, o Chevrolet Trax é idêntico ao Seeker, mas existem algumas versões temáticas nos EUA que não estão presentes na China. O Trax RS segue a receita do Equinox RS, ou seja, troca os cromados por tons de preto, usado também no logotipo da Chevrolet. As rodas são grandes e diamantadas.
Para aqueles que tem espírito aventureiro, o inédito Trax Activ traz para-choques exclusivos com visual mais off-road. A grade frontal é diferente e não traz o X que conecta os faróis com a parte inferior da grade. Há ainda elemento cromado na parte inferior dos para-choques, tanto dianteiro quanto traseiro. Por dentro, o RS tem elementos vermelhos e o Activ traz bege e verde.
Preços e motor de Tracker
A Chevrolet não revelou detalhes sobre as versões não temáticas, mas organizou a gama da seguinte maneira: LS, 1RS, LT, 2RS e Activ. Os preços começam em US$ 21.495 (R$ 114.723) na LS e vão até US$ 24.995 (R$ 133.4890) para a Activ e para a 2RS. Caso seja vendido no Brasil, espere por preços bem mais altos, já que essa faixa por aqui é preenchida pelo Tracker.
Independentemente da variante escolhida do Chevrolet Trax, ele será sempre vendido com o mesmo motor do Tracker Premier brasileiro. Trata-se do 1.2 três cilindros turbo, que nos EUA entrega 139 cv e 22,3 kgfm. No Brasil, esse motor é mais fraco: traz 133 cv e 21,4 kgfm. A transmissão é automática de seis marchas.
>>Onix, Onix Plus e Tracker ficam mais caros, mas ainda não têm Bluetooth
>>Chevrolet Tracker Premier 1.2 é custo-benefício e só | Avaliação
>>Honda Prologue vai ser o SUV elétrico irmão do novo Chevrolet Blazer