Recentemente uma profunda reestilização do Subaru Forester foi anunciada, mas com uma certa decepção. O SUV ainda não será lançado em uma versão híbrida, o que deve acontecer somente um ano depois. A novidade, porém, é que o sistema elétrico será fornecido pela Toyota.
Apresentada recentemente no Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, a reestilização do Subaru Forester lembra bastante um Toyota RAV4 em seu design. E as semelhanças entre as marcas não devem parar por aí, pois a versão híbrida do SUV usará os componentes elétricos da Toyota, como a bateria e o motor.
Subaru Forester Hybrid só depois
A atualização do Subaru Forester foi anunciada para o ano que vem, já como linha 2025. Vale lembrar, porém, que apesar de ser chamada de nova geração, a plataforma e a motorização ainda são iguais, portanto, se enquadra como uma profunda reestilização.
O que desagradou a muitos consumidores é que ao menos inicialmente, ela não trará grandes mudanças no conjunto mecânico. O Forester será lançado com o já conhecido motor 2.5 boxer aspirado, que rende 183 cv e 24,6 kgfm. São 2 cv a menos que o anterior, mas com um torque 0,3 kgfm maior.
Há ainda uma transmissão automática do tipo CVT e tração nas quatro rodas. Porém, em entrevista ao Automotive News, o presidente e diretor de operações da Subaru na América, Jeffrey Walters, falou sobre a versão híbrida. De acordo com ele, o powertrain híbrido deve chegar após cerca de 1 ano do lançamento do novo Forester.
Isso quer dizer que podemos esperar um Subaru Forester Hybrid só para 2025, provavelmente já como linha 2026, já que a configuração tradicional chega apenas no ano que vem. Walters disse que a versão híbrida utilizará bateria e componentes elétricos da Toyota, mas ainda em conjunto com o motor boxer de quatro cilindros da Subaru.
Infelizmente mais informações técnicas (como potência e desempenho) da versão híbrida ainda não foram reveladas pela Subaru, e de acordo com o Jeffrey, isso acontecerá no futuro. Vale lembrar também que a parceria entre Subaru e Toyota não é nova.
No passado elas já desenvolveram em conjunto os esportivos Subaru BRZ e Toyota 86. Mais recentemente, além da nova geração destes dois modelos, atuaram em conjunto também no desenvolvimento dos SUVs Toyota bZ4X e no Subaru Solterra. Existe também o híbrido plug-in Crosstrek da Subaru, que utiliza a tecnologia Toyota em suas baterias.
Você gostaria de ver o novo Subaru Forester no Brasil? Conte nos comentários.
>> Presidente da Toyota tem medo de a marca voltar a ser chata
>> Stellantis joga fora motor V8 de mais um carro
>> Confira os carros de 7 lugares mais baratos do Brasil atualmente