![Fiat Fastback Impetus [Auto+ / João Brigato] Fiat Fastback Impetus [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Fiat-Fastback-Impetus-3-990x556.jpg)
A Stellantis está testando o combustível sintético nos motores de suas marcas, para saber se os propulsores conseguem funcionar perfeitamente com esses novos combustíveis. Segundo o site CarScoops, os testes incluem as famílias de propulsores de 2014 a 2029, incluindo motores a gasolina e a diesel.
No entanto, o principal objetivo do megagrupo automotivo é reduzir as emissões dos veículos que já foram produzidos pelas suas fabricantes. De acordo com a Stellantis, o uso do combustível sintético vai permitir que os proprietários dos carros a combustão rodem sem emitir poluição, não precisando trocar seus veículos por elétricos.
Com isso, será possível reduzir as emissões dos carros movidos a gasolina ou diesel que foram vendidos pelas marcas da empresa. Só para exemplificar, desde 2014 são 28 milhões de carros vendidos pelas marcas da Stellantis na Europa. O uso dos combustíveis sintéticos nesses veículos pode reduzir as emissões de CO2 em cerca de 400 milhões de toneladas, até 2050.
![Peugeot 3008 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/peugeot_3008_gt_614_edited-750x450.jpg)
Caso aprove o uso dos combustíveis sintéticos nos carros já fabricados por suas empresas, a Stellantis pode ficar mais próxima da meta de ser neutra em carbono até 2038. Sem contar que ajudaria a reduzir consideravelmente as emissões a longo prazo, além de permitir que carros clássicos se tornem menos poluentes, já que poderiam utilizar esses novos combustíveis em vez da gasolina convencional.
>> Exclusivo: Fiat Fastback e Pulse mudam em 2025 e terão teto solar
>> Exclusivo: RAM também terá sua versão da Peugeot Landtrek
>> Exclusivo: RAM 291 terá versão R/T flex 4×4