Destaque

Stellantis converte furgões a diesel em elétricos por R$ 100 mil

De olho nos empresários que não podem comprar uma van elétrica nova, a Stellantis vai começar a oferecer a conversão em 2024

Peugeot Expert Cargo [divulgação]
Peugeot Expert Cargo [divulgação]

A Stellantis anunciou uma novidade interessante na Europa. Atualmente, a empresa tem investido na eletrificação de suas marcas, inclusive no segmento comercial, com algumas vans elétricas já sendo vendidas – inclusive no Brasil. Porém, o conglomerado pretende dar um outro passo em 2024, com a opção de oferecer a conversão de veículos diesel para elétricos.

As vans que serão contempladas com essa conversão são a Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Opel/Vauxhall Vivaro. Além disso, é seguro assumir que o Fiat Scudo e o Toyota ProAce, que são os outros gêmeos da família, também farão parte do programa. Considerando que esses modelos compartilham componentes mecânicos, a conversão diesel para elétrico também poderá ser aplicada também às versões de passageiros das vans.

Xavier Peugeot, chefe da unidade de negócios de vans da Stellantis, revelou que o objetivo desse projeto de conversão para veículos elétricos é tornar as vans de emissão zero mais acessíveis para pequenos empresários que não estão dispostos a investir em um modelo novo.

Peugeot e-Expert [divulgação]
Peugeot e-Expert [divulgação]

A conversão terá um custo estimado em menos de 20 euros por van, o que dá pouco mais de R$ 106 mil na conversão atual, e será realizada nas instalações de fabricação da Stellantis. Mesmo sendo um valor relativamente alto, ainda é mais barato que comprar uma van elétrica 0 km.

O programa terá início na França, aproveitando os incentivos do governo, que podem cobrir até 40% do custo da conversão ou 10 mil euros, desde que o proprietário mantenha a van elétrica por mais de um ano ou a conduza por pelo menos 6 mil km antes de vender o veículo.

Motor elétrico da Stellantis

Fiat Scudo 2024 [divulgação]
Fiat Scudo 2024 [divulgação]

Durante a conversão, as vans terão seus motores 2.0 diesel quatro cilindros BlueHDi substituídos por uma opção de trem de força elétrico totalmente novo. Embora a autonomia dos modelos convertidos seja menor do que os valores das vans a diesel, que pode chegar a 350 km, Xavier Peugeot assegurou que ainda será confiável. Sendo assim, as vans podem receber as baterias de 75 kWh, bem como o motor elétrico de 136 cv.

Vale lembrar que a Stellantis não é a única empresa que está investindo na conversão para veículos elétricos. A Renault também anunciou um programa semelhante, em colaboração com a empresa francesa Poenix, para converter a Master movida a diesel em elétrica. Esse programa é focado em vans grandes produzidas há mais de cinco anos, com a conversão ocorrendo na própria França.

Fiat e-Scudo [divulgação]

Tanto a Stellantis quanto a Renault esperam capitalizar com a conversão para veículos elétricos. A dona de Fiat, Jeep, Peugeot e cia. projeta uma receita anual de 2 bilhões de euros, enquanto a Renault espera atingir 1 bilhão de euros apenas com as conversões até 2030.

Você aceitaria transformar seu veículo a combustão em elétrico? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Presidente da Toyota tem medo de a marca voltar a ser chata

>> Stellantis joga fora motor V8 de mais um carro

>> Confira os carros de 7 lugares mais baratos do Brasil atualmente