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Stellantis anuncia que fabricará carros elétricos e híbridos no Brasil

Ainda sem anunciar os carros, Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep e Ram terão acesso à tecnologia para carros híbridos e elétricos no Brasil

Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]

A corrida para ser a primeira fabricante de carros elétricos no Brasil ganhou uma nova concorrente. Além de GWM e BYD que já tem planos de produzir modelos movidos a bateria por aqui, a Stellantis com as marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep e Ram, anunciou seus planos para eletrificar seus carros no país. A ideia é fazer híbridos e elétricos em breve.

As três fábricas do grupo, Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE) serão atualizadas para receber carros híbridos e/ou elétricos no futuro próximo. Em apresentação em Betim, Minas Gerais, o grupo Stellantis revelou quatro passos de eletrificação de seus modelos chamados de Bio-Hybrid. 

Primeiro passo da eletrificação

O primeiro sistema, o chamado de Bio-Hybrid é do tipo semi-híbrido ou híbrido-leve. Nele, há a substituição do motor de partida e do alternador por um motor elétrico multifuncional acoplado a um sistema elétrico independente acoplado a uma bateria de lítio-íon de 12V que gera até 3kW, mas não é capaz de mover o carro. 

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Plataforma Bio-Hybrid Stellantis [divulgação]

Nesse sistema, o motor a combustão tem seu esforço reduzido e pode trabalhar um certo período totalmente desligado. Não foi divulgado ainda qual motor receberá esse sistema, que é adaptável a propulsores atualmente em linha. Contudo, ele deve aparecer nos carros equipados com o 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex.

Híbrido com dupla embreagem

O segundo é o Bio-Hybrid e-DCT. Esse segundo sistema é mais complexo pois traz um motor elétrico atrelado à transmissão automatizada de dupla embreagem. Atualmente modelos da Alfa Romeo e Jeep contam com esse sistema atrelado a um motor 1.5 aspirado, mas o sistema deve ser adaptado aos motores usados no Brasil.

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Plataforma Bio-Hybrid e-DCT Stellantis [divulgação]

Aqui o funcionamento é mais parecido com um sistema híbrido tradicional, já que as baterias são maiores, o sistema elétrico é mais complexo e completo, além de o motor elétrico ter a capacidade de mover o carro sozinho. 

Híbridos plug-in

Além disso, haverá o sistema Bio-Hybrid Plug-in. Especificamente trata-se do sistema 4xe da Jeep que será nacionalizado e aplicado a mais modelos. O Auto+ antecipou que a Fiat Toro e o Jeep Commander receberão esse sistema, mas há chance também de que a Ram Rampage seja equipada com essa tecnologia.

Jeep Compass 4xe [Auto+ / Maurício Garcia]
Jeep Compass 4xe [Auto+ / Maurício Garcia]

Aqui a combinação é entre um motor dianteiro flex com um elétrico na traseira. O sistema é de 380V e pode ser recarregado na tomada, ao contrário do e-DCT. Vale ressaltar que todos os sistemas híbridos da Stellantis, independentemente da marca, serão flex. 

Elétrico nacional

Por fim, a Stellantis anunciou que fabricará carros 100% elétricos no Brasil, mas sem dar mais detalhes específicos. Para essa aplicação, será usada a base CMP da Peugeot, que hoje dá vida ao 208 e e-2008, além dos Citroën C3 e C3 Aircross. A próxima geração do Jeep Renegade e o novo Avenger, que serão feitos aqui em 2025, usam essa base.

Plataforma elétrica Stellantis [divulgação]
Plataforma elétrica Stellantis [divulgação]

A plataforma será implementada em Betim em 2025 por conta dos Jeep e, aos poucos, servirá para todos os compactos da Fiat e das demais marcas do grupo. Os sistemas híbridos também serão aplicados à essa plataforma. Já a Small Wide da Fiat Toro, de todos os Jeep nacionais e da Ram Rampage só não terá acesso ao sistema 100% elétrico.

Qual marca da Stellantis você acha que lançará o primeiro híbrido nacional? Conte nos comentários.

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