Nesta semana, a forte declaração do CEO da Stellantis, Carlos Tavares, colocou em xeque diversas marcas do grupo. É sabido que marcas não lucrativas terão até 2032 para lucrar ou serão limadas do grupo. Só que a Maserati virou a protagonista da história, justamente por ser uma das menos lucrativas.
Logo depois de Carlos Tavares reforçar que as marcas não lucrativas seriam cortadas, surgiu um rumor envolvendo a Maserati. A informação dizia que a Stellantis não teria paciência para esperar até 2032 e se livraria agora da marca italiana do tridente. Mesmo em intenso processo de renovação e investimentos, o rumor afirmava que a Maserati seria vendida.
Entretanto, uma declaração oficial emitida pela Stellantis ao Motor1 Itália desmente esse rumor. O grupo controlado por Fiat e Peugeot deixou claro que a Maserati terá as mesmas chances de outas marcas do grupo para poder lucrar. Contudo, se chegar 2032 e o resultado ainda for negativo, ela será cortada junto a outras fabricantes com mesmo resultado.
Comunicado da Stellantis
“A Stellantis reitera seu incodicional comprometimento com o brilhante futuro da Maserati como a única marca de luxo das 14 da Stellantis”, afirma o comunicado. “A Maserati está em fase de transição para a eletrificação com o programa Folgore BEV: hoje, o tridente oferece o GranTurismo e o GranCabrio em versão a combustão e elétrica”.
“Além disso, temos o Grecale a combustão, semi-híbrido e elétrico, enquanto confirmamos que os sucessores de Quattroporte e Levante estão sendo preparados. As declarações feitas não correspondem com nenhum contexto da estratégia da Maserati com a Stellantis, o Dare Forward 2030, que é um plano estratégico de longo prazo”, segue a carta do grupo.
“A missão futura da Maserati é ligada a mobilidade através da melhor performance e luxo no segmento, focando no desejo dos consumidores. Para atingir tais objetivos, a marca está mirando em uma audiência específica. Por essa razão, a Maserati implementou uma série de iniciativas para expandir sua presença global e fortalecer a imagem da marca”.
“A Maserati está enfrentando um desafio gigantesco e deve permanecer focada nesses objetivos nos próximos meses. A Stellantis reforça que está comprometida com todas as suas icônicas 14 marcas e reforça que cada uma delas tem um horizonte de 10 anos para construir rentabilidade, lucro e um negócio sustentável”, finaliza.
Qual sua aposta para a marca da Stellantis que vai ser cortada do grupo ao final do prazo? Conte nos comentários.