
Junto à conferência de apresentação dos resultados financeiros do ano passado, o grupo Stellantis revelou 17 lançamentos programados para este ano e para o próximo. Fiat, Peugeot, Citroën, Alfa Romeo, Jeep, Opel, Maserati e RAM terão novidades eletrificadas. O grupo, porém, não revelou os planos de lançamentos de carros puramente a combustão.
O cronograma de estreias contempla 34 lançamentos entre híbridos, elétricos e carros movidos a célula de combustível. Desses, 17 ainda serão lançados e a outra metade já está disponível. As únicas ausências notáveis são de DS, Chrysler e Lancia, que não terão novidades por enquanto no segmento eletrificado.
A Alfa Romeo é a primeira da fila, com o já revelado SUV médio Tonale. Ele é o primeiro modelo eletrificado da marca italiana e compartilha com o Jeep Compass não somente a plataforma, mas também o sistema híbrido 4xe. Ele é o único lançamento da marca italiana com esse tipo de layout nos próximos anos.
Dodge prepara um híbrido plug-in, seu primeiro no segmento, enquanto a Jeep terá a versão 4xe do Grand Cherokee. Compartilhando plataforma, Peugeot 308 e Opel Astra contarão com versão totalmente elétrica e híbrida plug-in – duas aplicações já esperadas. Vale ressaltar que, nesse caso, contam quatro lançamentos, já que a Stellantis também eletrificará as peruas.
Já a Citroën terá mais dois carros elétricos ainda não anunciados, junto da venda da versão elétrica do SUV cupê C5 X. Entre os comerciais, a RAM terá a versão elétrica da ProMaster, que nada mais é que a Ducato americana. Já a Fiat apresentará um novo modelo comercial elétrico junto da van Scudo elétrica: sua versão de Peugeot e-Expert e Citroën ë-Jumpy.
>>RAM 1500 Rebel: como é rodar 1.000 km com a picape gigante | Avaliação
>>Com Renegade 2022 e Pulse, como fica a escada de SUVs da Stellantis?
>>Jeep Compass de luxo: Alfa Romeo Tonale é rival Stellantis do Audi Q3