Destaque

Stellantis lançará 17 carros até 2023 entre Jeep, Fiat, Peugeot e mais

A exceção de Chrysler, Lancia e DS, todas as marcas do grupo Stellantis terão alguma novidade nesse e no próximo ano

Stellantis
Peugeot 308 [divulgação]

Junto à conferência de apresentação dos resultados financeiros do ano passado, o grupo Stellantis revelou 17 lançamentos programados para este ano e para o próximo. Fiat, Peugeot, Citroën, Alfa Romeo, Jeep, Opel, Maserati e RAM terão novidades eletrificadas. O grupo, porém, não revelou os planos de lançamentos de carros puramente a combustão.

O cronograma de estreias contempla 34 lançamentos entre híbridos, elétricos e carros movidos a célula de combustível. Desses, 17 ainda serão lançados e a outra metade já está disponível. As únicas ausências notáveis são de DS, Chrysler e Lancia, que não terão novidades por enquanto no segmento eletrificado.

A Alfa Romeo é a primeira da fila, com o já revelado SUV médio Tonale. Ele é o primeiro modelo eletrificado da marca italiana e compartilha com o Jeep Compass não somente a plataforma, mas também o sistema híbrido 4xe. Ele é o único lançamento da marca italiana com esse tipo de layout nos próximos anos.

Jeep Compass
Alfa Romeo Tonale [divulgação]
É esperado que Fiat e Jeep lancem SUVs subcompactos 100% elétricos até 2023. No plano, existe um espaço para um carro elétrico a ser anunciado por ambas as marcas. Ele deve render ainda um terceiro derivado, da Alfa Romeo, mas que será lançado somente em 2024. Rumores apontam que ele será chamado Brennero.

Dodge prepara um híbrido plug-in, seu primeiro no segmento, enquanto a Jeep terá a versão 4xe do Grand Cherokee. Compartilhando plataforma, Peugeot 308 e Opel Astra contarão com versão totalmente elétrica e híbrida plug-in – duas aplicações já esperadas. Vale ressaltar que, nesse caso, contam quatro lançamentos, já que a Stellantis também eletrificará as peruas.

Opel Astra 2022 [divulgação]
Opel Astra 2022 [divulgação]
Um SUV cupê da Peugeot com motorização híbrida plug-in também é esperado. O suposto Peugeot 4008 será o primeiro modelo desse segmento na marca do leão e dividirá diversos componentes com Opel Astra e Peugeot 308. Na Maserati, o SUV Grecale e o substituto do GranTurismo serão lançados em variantes totalmente elétricas.

Já a Citroën terá mais dois carros elétricos ainda não anunciados, junto da venda da versão elétrica do SUV cupê C5 X. Entre os comerciais, a RAM terá a versão elétrica da ProMaster, que nada mais é que a Ducato americana. Já a Fiat apresentará um novo modelo comercial elétrico junto da van Scudo elétrica: sua versão de Peugeot e-Expert e Citroën ë-Jumpy.

Citroën C5 X [divulgação]
Citroën C5 X [divulgação]

>>RAM 1500 Rebel: como é rodar 1.000 km com a picape gigante | Avaliação

>>Com Renegade 2022 e Pulse, como fica a escada de SUVs da Stellantis?

>>Jeep Compass de luxo: Alfa Romeo Tonale é rival Stellantis do Audi Q3