![Citroën Basalt [divulgação] Citroën Basalt [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/03/SUV-Coupe-Citroen-Basalt-Vision-6.jpg)
Depois de ter anunciado o fortíssimo investimento de R$ 32 bilhões a serem aplicados no Brasil e na América do Sul entre 2025 e 2030, a Stellantis anunciou com mais detalhes para onde esse dinheiro vai. Além disso, o grupo revelou que terá 10 lançamentos ao longo de 2024 e que também estuda trazer mais uma marca. Será que a Opel vem?
Fortes investimentos
Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, revelou em entrevista coletiva a jornalistas do Brasil que os planos do grupo para os próximos anos são gigantes. A Dpaschoal no Brasil e a Norauto na Argentina foram adquiridas pelo grupo para poder se tornar a maior distribuidora de autopeças da América do Sul e focar em pós-venda.
Serão investidos R$ 30 bilhões no Brasil nas três fábricas da Stellantis no país: Goiana (PE), Porto Real (RJ) e Betim (MG). Já na Argentina, as fábricas de El Palomar e Córdoba receberão R$ 2 bilhões em investimentos. Especificamente, a fábrica mais beneficiada de todas será de Goiana, com R$ 13 bilhões investidos até 2030.

Hoje, a fábrica de Pernambuco fabrica os Jeep Renegade, Compass e Commander, a Fiat Toro e a Ram Rampage. A planta deverá seguir fabricando o Compass em nova geração, enquanto o Renegade e Toro serão renovados dentro desse ciclo de investimentos. É possível que a fábrica seja ampliada e receba novos modelos.
Lançamentos de 2024
Além de revelar os planos futuros, a Stellantis também confirmou o lançamento de 10 novos carros no Brasil em 2024. Da lista, alguns já estão confirmados. O grupo já lançou os Jeep Compass e Commander com motor 2.0, a Fiat teve a estreia da Titano, a Peugeot anunciou o novo 2008 e a Citroën tem o Basalt como seu lançamento do ano.
![Peugeot 2008 2025 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/peugeot_2008_gt_82_edited-1200x720.jpg)
Com isso, teremos ainda cinco carros a serem lançados no Brasil e na América do Sul ainda em 2024. A Stellantis confirmou que haverá algum modelo com sistema BioHybrid até dezembro, podendo ser modelos semi-híbridos, híbridos tradicionais ou híbridos do tipo plug-in, todos fabricados no Brasil.
O que sabemos no momento é que a Fiat testa o motor 1.0 T200 três cilindros turbo com sistema semi-híbrido simples de 12V. O 1.3 T270 quatro cilindro turbo também receberá sistema semi-híbrido, mas de 48V. É bem provável que esse sistema estreie primeiro, deixando o híbrido de fato para depois.
![Fiat Titano Ranch [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/03/Fiat-Titano-Ranch-9_edited-1320x791.jpg)
Agora a Opel vem?
Questionado sobre a possibilidade de que novas marcas da Stellantis cheguem ao Brasil Emanuele Cappellano disfarçou, mas soltou que não poderia antecipar nada. Contudo, afirma que o grupo está analisando sempre o mercado brasileiro e que no futuro novas marcas podem vir.
![DS 4 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/ds_4_e-tense_85_edited-993x520.jpg)
Dentro do catálogo de marcas que a Stellantis tem hoje, o Brasil não conta com Dodge, Chrysler, Lancia, DS, Alfa Romeo e Opel. Maserati e Ferrari são oferecidas no nosso país, mas não pelas mãos da Stellantis. De todas, as marcas com menos chances de vir ao Brasil são Lancia e DS, que não fariam sentido no atual cenário de mercado.

A Dodge poderia atuar no mercado como uma marca de imagem, vendendo muscle-cars em concessionárias da Jeep e da Ram. Já a Chrysler tem um apelo tímido, mas esse ano já foram vendidas 8 Pacificas não oficialmente no Brasil e a preços exorbitantes. Ou seja, tem mercado para a minivan, mas a Stellantis não acordou para isso.
![Opel Corsa 2024 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/opel_corsa_electric_1_edited-1200x720.jpg)
Das com maior potencial, temos Opel e Alfa Romeo. A Opel é desejado dos brasileiros há anos, por conta de modelos como Corsa e Astra, que tem enorme apelo nacional. Seria uma marca redundante a Fiat e Peugeot, mas teria seu público. Já a Alfa Romeo é a chance de a Stellantis brigar com Audi, BMW e Mercedes, já que não tem marca de luxo hoje aqui.
![Alfa Romeo Tonale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/alfa_romeo_tonale_veloce_plug-in_hybrid_q4_836_edited-1200x722.jpg)
Para qual lançamento da Stellantis em 2024 você está mais empolgado em ver? E que marca gostaria de ver no Brasil? Conte nos comentários.
>>Strada atinge 500 mil unidades feitas e Fiat prepara nova geração
>>Citroën C3 Aircross já deu origem a dois SUVs, incluindo um Opel
>>Dodge Charger entra na era da eletrificação