Já pensou em ter um carro popular 100% elétrico pagando bem menos de R$ 100 mil? Essa é a ideia da startup Swap-e. O projeto piloto trouxe uma conversão elétrica de um Chevrolet Celta usado que agora tem o dobro de torque, mas roda bem menos que um Renault Kwid E-Tech, o carro elétrico mais barato do Brasil.
Segundo informações do site Use Elétrico, o projeto da Swap-e traz bateria de 14,5 kW ocupando a mesma área do tanque de combustível, que foi removido. A empresa acredita que a autonomia fique na casa dos 100 km a 120 km, bem menos que os 298 km prometidos pela Renault com o Kwid E-Tech.
Para dar vida elétrica ao Chevrolet Celta, foi usado um motor de 70 cv e 20,4 kgfm de torque. Ou seja, potência semelhante ao antigo 1.0 que o hatch compacto usava, mas torque idêntico ao motor 1.0 TSI da Volkswagen usado em Nivus e T-Cross. A vantagem é que há menos componentes e, por ser elétrico, o Celta se transforma em automático.
Apesar dos benefícios, hoje, esse trabalho da Swap-e fica entre R$ 90 a R$ 100 mil, sem contar o valor do carro. Contudo, a ideia é que a conversão custe algo na casa dos R$ 75 mil, baixando e muito o valor de um carro elétrico. Toda parte estrutural permanece a mesma, por isso é necessário usar um carro em bom estado.
Só que, segundo o Use Elétrico, a ideia da Swap-e é investir no segmento comercial. É uma categoria que consome mais carros elétricos e busca uma economia de custos a longo prazo. Por isso, depois do Celta, o próximo modelo convertido pela startup será uma Fiat Fiorino, já visando a conversão em massa desses modelos.
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