Citroën decepciona mais uma vez!

Segurança do Citroën C3 Aircross para crianças é de apenas 11% 

Segurança do Citroën C3 Aircross e modelo não consegue sequer uma estrela em teste de impacto realizado pelo Latin NCAP

Segurança do Citroën C3 Aircross - Compacto tira zero estrelas no Latin NCAP
Citroën C3 Aircross [Latin NCAP] | Latin NCAP

Segurança do Citroën C3 Aircross decepciona e modelo tira nota zero na Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). No resultado do teste divulgado na última quarta-feira (20), o compacto apresentou apenas 33% de segurança para passageiros adultos, 11% para crianças, 50% para pedestres e usuários vulneráveis na rua e 35% em sistemas de assistência a segurança.  



O modelo é produzido na fábrica de Porto Real (RJ). No Brasil, ele é ofertado com apenas dois airbags, enquanto na Índia conta com seis. Vale lembrar que seu irmão Citroën C3 também não conquistou nenhuma estrela ano passado. Sendo assim, não é uma grande surpresa o Citroën C3 Aircross não ter conseguido conquistar sequer uma estrela.  

O veículo foi submetido a testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical, proteção para pedestres e ESC. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado. O Latin NCAP informou a nota zero foi devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira.  

Segurança do Citroën C3 Aircross - Compacto reprova em teste do Latin NCAP
Citroën C3 Aircross [Latin NCAP]

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP disse que é alarmante a Citroën oferecer um veículo popular com padrões de segurança tão baixou, e completou com recado para a fabricante: “Instamos o grupo a reconsiderar sua política de segurança e seguir o exemplo de vários de seus concorrentes que oferecem modelos populares com altos níveis de segurança”. Confira abaixo o resultado teste.  

Segurança do Citroën C3 Aircross  no teste de impacto frontal 

De acordo com o Latin NCAP, no teste de impacto frontal a proteção para a cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. Porém, os joelhos apresentaram proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel e a área dos pés foi considerada estável.

Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]
Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]

A proteção do tórax do motorista foi considerada marginal e a parte inferior das pernas do receberam proteção adequada. Já a proteção do peito do passageiro foi fraca. Mas a proteção da parte inferior da perna direita foi adequada. Também foi mencionado pelo Latin NCAP que a estrutura frontal foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas. Diferente da estrutura de impacto traseiro que não atendeu aos requisitos.  

Impacto lateral 

No teste de impacto lateral, a cabeça, pelve e abdômen obtiveram proteção boa, enquanto o peito apresentou proteção adequada. O impacto lateral de poste não foi realizado, pois o C3 Aircross não oferece equipamento padrão para a proteção da lateral da cabeça. No teste de chicote o assento mostrou proteção para o pescoço do adulto.  

Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]
Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]

Segurança do Citroën C3 Aircross para crianças 

A segurança para crianças foi o grande destaque negativo do Citroën C3 Aircross. Um boneco com as características de uma criança de três anos foi instalado voltado para trás usando as ancoragens ISOFIX e pé de apoio. O que evitou a exposição da cabeça durante o impacto frontal por isso a proteção foi considerada boa.  

Outro boneco só que com as características de uma criança de um ano e meio foi submetido ao mesmo teste e apresentou proteção quase total. Os sistemas de retenção para crianças (SRC) ofereceram proteção total. Em contraponto, o que mais prejudicou a nota de segurança do Citroën C3 Aircross foi que os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) avaliados para a instalação não passaram.

Citroën C3 Aircross 7 Shine [Auto+ / João Brigato]
Citroën C3 Aircross 7 Shine [Auto+ / João Brigato]

O programa também ressaltou que a sinalização de advertência do airbag ao instalar um SRI voltado para trás no banco dianteiro não atende aos requisitos do Latin NCAP. Além disso, carro não possui um interruptor para desconectar o airbag do passageiro. 

Pronunciamento da Stellantis sobre a Segurança do Citroën C3 Aircross 

“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo”.  

O que você achou do resultado de segurança do Citroën C3 Aircross? Conte para nós nos comentários.