Desde que começaram a viralizar no TikTok vídeos de uma gangue apelidada de Kia Boys, diversos modelos da Kia e Hyundai passaram a ser descartados pelas seguradoras. O que acontece é que alguns modelos possuíam uma falha de segurança e dessa forma, o roubo deles era bastante facilitado.
A situação começou a preocupar os donos de carros de ambas as montadoras e que vivem nos Estados Unidos. Por lá, é frequente ouvir histórias de motoristas que tinham há anos a mesma seguradora e, quando optaram por comprar algum carro das fabricantes sul-coreanas, se viam sem qualquer tipo de cobertura.
Um dos casos mais recentes foi o de Venessa Russell, que era cliente da seguradora Safeco, uma divisão da Liberty Mutual Insurance passou por esse dilema. Seu plano unia o seguro residencial e automotivo. Desse modo, o valor final não era tão alto. Contudo, desde que adquiriu um modelo da Kia, sofreu para encontrar alguma corretora que aceitasse sua proposta.
Hyundai e Kia tomaram processo e fizeram recall
Os vídeos continuam disponíveis na rede social e mostram a facilidade para ligar o motor dos carros dessas marcas. Em uma das mídias, com apenas um cabo do tipo USB já é possível deixar o automóvel em funcionamento. Desde então, donos de modelos como o Kia Telluride não tinham mais paz, pois viram os índices de roubos e furtos desses carros subirem. A primeira providência foi tentar processar ambas montadoras, mas antes de grandes estragos, elas fizeram um grande recall para mudar sua situação.
Venessa começou a procurar diversos corretores, mas nenhum aceitava sua apólice ao ver que ela é dona de um Kia. Após bastante pesquisa, encontrou um corretor. Entretanto, ele cobrava R$ 37,8 mil para cobrir seu modelo. Atualmente, Venessa já encontrou uma empresa que desse todo o suporte necessário para sua segurança. Por mais que os vídeos já tenham certo tempo de publicação, ainda assim, os donos de carros da Kia e Hyundai continuam em alerta.
Você tem algum carro da Hyundai ou da Kia? Conte nos comentários.
.
>>Honda CR-V híbrido é postergado para 2024
>>Honda ZR-V é o iPhone dos SUVs médios | Impressões
>>Volkswagen ID.4: um enorme potencial desperdiçado | Avaliação