
A Hyundai lançou oficialmente a nova geração do Creta no Brasil. O SUV compacto chega à sua segunda geração com um design polêmico, mas melhor do que se esperava. Baseado no ix25/Creta chinês e indiano, o nosso Creta é quase idêntico ao modelo apresentado na Rússia em junho, que traz novidades no design dianteiro e traseiro, diminuindo os exageros do modelo global.
Mesmo assim, o design do Creta gerou polêmica tal qual a segunda geração do HB20 em 2019. A nova geração traz a atual identidade visual dos utilitários esportivos da marca coreana, com faróis divididos em dois andares e uma grade dianteira que no Creta é hexagonal. O para-choque traz uma nova entrada de ar inferior, com faróis de neblina e piscas nas extremidades inferiores.
Na traseira, ele recebe novas lanternas que possuem um pequeno prolongamento que invade a tampa do porta-malas e perde a régua preto brilhante que trazia o brake-light, que no nosso Creta está no aerofólio. No interior, ele se destaca por trazer volante de base achatada, console central elevado com alavanca de câmbio com manopla em couro.
Entre os principais destaques de equipamentos de série, ele será equipado com 7 airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, ESP e TCS, assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
Há ainda acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões e freios ABS com EBD. A versão Ultimate ainda deve ser equipada com assistente de permanência em faixa, assistente de centralização em faixa, pacote SmartSense o detector de fadiga. Complementam a lista o farol alto adaptativo e o controle de velocidade adaptativo.
O novo Creta chega com quatro versões e duas opções de motor, sendo que as três primeiras versões são: Comfort, Limited e Platinum, equipadas com o motor 1.0 T-GDI flex de 120 cv e 17,5 kgfm, sempre com câmbio automático de 6 marchas. Já a versão Ultimate será oferecida apenas com o 2.0 flex de 167 cv de potência, com torque de 20,5 kgfm, com automático de 6 marchas.
O novo Creta será vendido nas cores sólidas preto onix e branco atlas e três metálicas com a cor prata sand, prata brisk e cinza silk. A Hyundai confirmou uma opção perolizada, azul sapphire. O novo Creta terá garantia de 5 anos sem limite de quilometragem. As seis primeiras revisões custam R$ 3.501 com motor 1.0 e R$ 3.949 com motor 2.0. As primeiras unidades começam a ser entregues na primeira quinzena de setembro.
Preços
Creta Comfort 1.0 AT – R$ 107.490
Creta Limited 1.0 AT – R$ 120.490
Creta Platinum 1.0 AT – R$ 135.490
Creta Ultimate 2.0 AT – R$ 147.990
JAC lança o iEV350T, primeiro VUC elétrico por R$ 220.000
Renault Kwid já chega aos R$ 60 mil em novo reajuste em agosto
Em sua quarta geração, Kia lança a nova Carnival por R$ 479.990