Conhecida na mídia por seus smartphones, a Xiaomi se aventurou no mundo automotivo e apresentou o sedã elétrico SU7. O modelo une a sofisticação dos sedãs com eletricidade e esportividade. Ele foi anunciado recentemente e agora a marca se prepara para começar as entregas das suas primeiras unidades. Porsche Taycan e Tesla Model 3 que se preparem.
O SU7 chama atenção por onde passa. Ao primeiro olhar, ele lembra o Porsche Taycan. Ele tem a função de ser o primeiro carro da marca a ser produzido em larga escala. Seu projeto é fruto do investimento de mais de 1,1 bilhão de libras da empresa. A dianteira se destaca por se assemelhar a um sapo. Seus faróis arredondados possuem quatro projetores que iluminam a via. Há uma pequena entrada de ar na parte inferior do para-choque e seu capô é amplo e possui leves vincos nas laterais. Seu para-brisa é levemente inclinado.
Mas, o que se destaca em todo este conjunto é uma espécie de espinha logo no início do teto do sedã. O Xiaomi SU7 contará com uma câmera, a qual contará com os recursos LiDAR, aqueles de condução semiautônoma. Como é um modelo com vocação esportiva, o SU7 poderá ter um ou dois motores. As versões mais simples terão um motor de 295 cv e 30 kgfm de torque e ele é nomeado de V6. Acima dele está o V6s, que tem 369 cv e 37,6 kgfm. Nesse caso, sua arquitetura comporta até 800V.
Mais rápido do a velocidade da luz
Quando equipado com dois motores, o SU7 passa a render 673 cv e 85,4 kgfm de torque e cumpre a prova de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Aqui, sua bateria tem capacidade de 101 kWh e a autonomia pelo ciclo chinês CLTC é de 800 km. Seu coeficiente de arrasto é de 0,195. Ou seja, ele é um modelo que prioriza a aerodinâmica. O sedã tem 5 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,45 m de altura e entre-eixos de 3 m. Seu porta-malas carrega 517 litros e o frunk, um porta-malas dianteiro, acomoda mais 105 litros.
Sua plataforma é batizada internamente de Modena e pode suportar arquitetura elétrica de 400 ou 800V. Esse conjunto ainda pode acomodar uma bateria de 150 kWh e com autonomia de até 1.200 km. A fabricação do Xiaomi SU7 já começou em Pequim, na China, onde ele estará disponível primeiro. A fabricante já recebeu os pedidos e se prepara para iniciar as entregas ainda no primeiro semestre de 2024. Os executivos planejam vender o sedã elétrico rival do Taycan e do Tesla Model 3 globalmente. Seu preço ainda não foi revelado.
Será que o SU7 dará às caras por aqui? O que achou do modelo? Conte nos comentários
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