Muito provavelmente alguns dos que estão lendo essa matéria a fazem por um celular Samsung, ou tem uma televisão da marca na sala de casa ou até trabalham em um computador da fabricante sul-coreana. Mas sabia que ela também é uma marca de carros? Ou pelo menos era, porque a Renault decidiu matá-la.
Criada em 1994 com assistência técnica da Nissan, a Samsung Motors deixa oficialmente de existir neste ano. A marca passará a se chamar oficialmente Renault Motors Coreia do Sul e terá mudanças sutis em seu logo, mas não adotará o losango da marca francesa. A aproximação entre Renault e Samsung não é de hoje.
A francesa adquiriu a marca sul-coreana em 2000 após a crise econômica da Ásia. A Samsung só perdia dinheiro com seus carros, todos derivados de carros da Nissan. Por isso, foi adquirida pela Renault, que a transformou em sua divisão sul-coreana. Hoje todos os carros da Samsung não passam de Renault com logo e nomes diferentes.
Há também questão de custos. Hoje a Renault paga 0,8% de royalties por carro pelo uso do nome Samsung. As duas empresas são parceiras, tanto que a francesa tem 80,1% da operação, enquanto a coreana detém 19,9% do total. O acordo para uso do nome era para ter sido encerrado em agosto de 2020, mas houve renovação.
Agora, a Renault Motors Coreia do Sul seguirá em seu plano de expansão com o uso de plataformas da Geely, marca do grupo Volvo. É por isso que os carros vendidos por lá não terão o mesmo logo que está presente em Kwid, Sandero, Logan, Duster, Master e Captur.
A Renault Coreia construirá carros elétricos e híbridos sobre a plataforma do Volvo XC40 e uma outra base eletrificada ainda menor feita somente para os carros da Geely e Lynk & Co. É pouco provável que esses modelos sejam vendidos internacionalmente pela marca francesa.
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