O Salão do Automóvel 2023 deve se transformar em um outro evento, mas que ainda assim será aberto ao público. De acordo com o site Automotive Business, a Anfavea, associação das fabricantes de veículos, disse que tem trabalhado em um novo evento para substituir o salão tradicional.
Por enquanto, esta nova feira é chamada de Congresso Internacional do Setor Automotivo. Não há nenhuma data oficial confirmada, mas a expectativa é que o evento seja realizado entre outubro e novembro de 2023. Além da Anfavea, a RX, que era a organizadora do Salão do Automóvel tradicional, estaria envolvida no projeto.
No entanto, o propósito deste novo formato seria um pouco diferente. O objetivo seria promover novas tecnologias e sobre as soluções para veículos menos poluentes que já existem no Brasil. De acordo com o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, ainda existe pouca divulgação sobre essas ações no país, o que gera dúvidas no consumidor, no governo e até em outros países.
Com isso, a ideia é mostrar para o público todas essas tecnologias existentes, justamente para o evento ser uma vitrine para inovações e até para tentar atrair investimentos e as exportações das tecnologias brasileiras.
Agora vai?
A grande questão é se o evento será realizado de fato. Afinal, a última edição do Salão do Automóvel foi em 2018. Dois anos depois, pouco antes da pandemia de covid-19 estourar, a edição de 2020 foi adiada para 2021, por conta da desistência de diversas marcas.
Porém, por conta da pandemia, a situação ficou ainda mais grave e o evento foi novamente adiado, sendo anunciado que um novo formato seria realizado. Chamado de São Paulo Motor Experience, o evento passaria a ser em Interlagos e teria até test-drive pela pista. Programado para agosto deste ano, novamente o evento foi adiado, sendo prometido para 2023.
Dessa forma, resta saber se o Congresso Internacional do Setor Automotivo vai acontecer e quando será. Afinal, se trata de uma boa iniciativa, mas é preciso que o setor abrace a ideia para que o projeto saia do papel.
>> Novo Salão do Automóvel de São Paulo é adiado para 2023