Destaque

Rock in Rio: VW Kombi é uma das atrações do festival deste ano

Festival de música, que começa nesta semana, vai receber o passado e o presente da VW Kombi, ao unir a velha senhora com o ID.Buzz

VW Kombi e VW ID.Buzz no Rock in Rio [divulgação]
VW Kombi e VW ID.Buzz no Rock in Rio [divulgação]

Pode parecer estranho, mas a VW Kombi será uma das atrações do Rock in Rio deste ano. Evidentemente, a van da Volkswagen não vai subir em um dos palcos do evento para realizar uma apresentação, mas tanto o passado quanto o presente moderno do icônico modelo estarão presentes no evento.

Isso porque a Volkswagen, que é uma das patrocinadoras do Rock in Rio deste ano, decidiu aproveitar o festival de música para mostrar o ID.Buzz pela primeira vez no Brasil. Quem já acompanha o Auto+ sabe que a van é uma espécie de Kombi elétrica, afinal o modelo presta uma homenagem à velha senhora com sua pintura em dois tons e a própria VW do Brasil chama o ID.Buzz de Kombi elétrica.

E para aproximar o público desta relação familiar entre os dois modelos, a Volkswagen decidiu trazer uma VW Kombi clássica para ficar ao lado de sua irmã movida a eletricidade. A escolhida foi uma unidade “Corujinha”, como é conhecida informalmente a primeira geração da Kombi no Brasil. 

VW Kombi no Rock in Rio [divulgação]
VW Kombi e VW ID.Buzz no Rock in Rio [divulgação]
Dessa forma, será possível ver de perto como começou a história da van da VW, quando era um projeto derivado do Fusca e com motor traseiro refrigerado a ar, e também como a modernidade cruzou a história de um dos modelos mais icônicos de todos os tempos. A Kombi clássica e o ID.Buzz ficarão expostos na Rota 85 do festival.

Detalhes da VW Kombi elétrica

Já vendido na Europa, o VW ID.Buzz conta com um motor elétrico de 204 cv que movimenta o eixo traseiro do modelo – assim como acontecia com a Kombi com o seu clássico motor boxer a gasolina. A van elétrica tem 4,71 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,93 m de altura. O modelo é 26 cm mais comprido, 26 cm mais largo e 9 cm mais baixo que a Kombi original.

Kombi
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
No velho continente, toda a produção deste ano do ID.Buzz já foi vendida. Segundo dados do Automotive News Europe, a Kombi elétrica já teve cerca de 10 mil unidades vendidas antes mesmo de ir para as concessionárias. Isso mostra o quanto o modelo agradou o público, que está comprando a van se baseando nas análises da crítica e nas imagens do carro na internet.

>> Volkswagen lança o gigante Tavendor, seu 19º SUV

>> Nova geração da Volkswagen Amarok surge em patentes com cabine simples

>> 5 versões legais do Volkswagen Golf que não tivemos no Brasil