Destaque

Renault Taliant, o sucessor do Logan, é oficialmente revelado

Mudança de posicionamento de mercado do sucessor do Renault Logan é tão evidente que até mesmo o nome mudou para Taliant

Renault Taliant [divulgação]
Renault Taliant [divulgação]

Depois de ter seu visual vazado em patentes, que até revelaram a mudança de nome, a Renault finalmente oficializou o Taliant. Sucessor do Logan, o novo Renault Taliant deve fazer parte do investimento bilionário que a marca francesa prepara para o Brasil até 2022 – o que pode contemplar também o substituto do Sandero.

Construído sobre a plataforma modular CMF-B, o Renault Taliant é a versão francesa da nova geração do Dacia Logan. Ele traz estilo substancialmente diferente do modelo romeno e toques de estilo mais sofisticados que entram em acordo com o novo posicionamento que a marca quer para seus produtos.

Caso seja de fato vendido no Brasil, o Taliant terá papel diferente do Logan. O atual sedã da Renault concentra suas vendas em motoristas e Uber e nas versões 1.0, concorrendo assim com Nissan V-Drive, Fiat Grand Siena, Chevrolet Joy Plus e Volkswagen Voyage.

Renault Taliant [divulgação]
Renault Taliant [divulgação]
O novo sedã subirá de patamar para brigar com Nissan Versa, Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos. Para isso, será equipado com motor 1.0 TCe turbo, parte da nova família de motores que a Renault já anunciou para o nosso país. Resta só saber quando (e se) ele realmente vem para o Brasil.

Logan? Eu não!

Enquanto as gerações anteriores dos Logan da Renault e da Dacia eram bastante semelhantes, o novo Taliant quer esquecer suas origens. Ele tem visual evidentemente inspirado na linha europeia da marca, como comprovam seus faróis de LED com prolongamento em C como no novo Clio e no Mégane.

Renault Taliant [divulgação]
Renault Taliant [divulgação]
A grade frontal típica Renault tem desenho mais anguloso que no modelo atual e é complementada pelo capô com vincos fortes. No para-choque, abertura de ar larga repete os pontos plásticos em destaque da grade superior e traz discretos frisos cromados.

Indo pela mesma escola de design da reestilização do Sandero brasileiro, a traseira do Renault Taliant é o ponto de maior mudança em relação ao Logan. Mais sofisticadas, as lanternas tem iluminação de LED e invadem parte da tampa traseira com desenho em C. O nome Taliant vem estampado abaixo do logotipo da marca francesa.

Interior não foi revelado, assim como especificações mecânicas e data de lançamento do Renault Taliant. Novas informações serão divulgadas até o final de 2021, inclusive se ele deve ou não ser vendido no Brasil como sucessor do Logan.

>>Lada da nova chance à primeira geração do Renault Logan

>>Renault anuncia 5 novidades no Brasil e motor turbo feito com a Mercedes

>>Renault já transformou minivan Scénic em 4×4 com motor de Sandero RS