Recentemente circularam notícias sobre a morte precoce do Renault Arkana, o primeiro SUV cupê da marca francesa. Mas agora a explicação para isso finalmente apareceu: a Renault lançará uma versão cupê do Austral. E, para marcar a chegada do modelo, ele ressuscitará o nome de uma polêmica minivan do começo dos anos 2000.
Segundo o site Carscoops, responsável pelo flagra do modelo, o novo SUV cupê da Renault pode se chamar Avantime. O nome foi anteriormente usado entre 2001 e 2003 em uma minivan cupê. A Avantime original vendeu só 8.557 unidades, tinha duas portas, motor V6 e estilo bastante ousado.
Para o novo Renault Avantime, a marca francesa terá algumas novidades em relação ao Austral e ao Espace. O flagra revela que o modelo terá prolongamentos de LED nos faróis, no mesmo estilo do novo Clio e do Captur – mas também uma bela cópia do dente de leão / dente de sabre dos Peugeot.
Com isso, o modelo já estará adequado à nova identidade visual da marca francesa que já foi mostrada no conceito do Scénic e aparecerá em Clio e Captur reestilizados. O Avantime, inclusive, poderá antecipar a primeira reestilização do Autral e até do recém-lançado Espace. O interior também deve contar com novidades a serem aplicadas nos irmãos.
O flagra deixa claro que o novo Renault Avantime terá visual esportivo como foco. A traseira terá queda suave com teto bem inclinado e arqueado – um estilo de SUV cupê mais próximo de Fiat Fastback e BMW X4/X6 do que de Volkswagen Nivus e GWM Haval H6 GT. Posicionado no segmento médio, ele será maior que o Arkana, mas o substituirá na Europa.
SUV cupê híibrido
Debaixo do capô, o novo Renault Avantime não terá motor V6 como sua antecessora minivan. Ele terá companhia de um motor 1.2 três cilindros turbo ligado a um motor elétrico rendendo 200 cv e 41,8 kgfm de torque. Há uma versão semi-híbrida (micro-híbrida) desse motor com 130 cv e 20,9 kgfm de torque, mas que deve ficar de fora por conta da proposta esportiva.
Como a Renault prometeu trazer o Arkana ao Brasil, mas até agora não cumpriu (e nem deverá porque o modelo sairá de linha), crescem as chances de que o Avantime seja oferecido por aqui. Um SUV cupê híbrido para brigar com o GWM Haval H6 GT e com preço mais alto, ajudará a marca francesa a voltar a ter valor agregado em sua linha.
>>Renault planeja Sanderão para ressuscitar hatches médios
>>Flagra: Renault Duster de terceira geração estreia em 2024
>>Renault Captur vai mudar para deixar o Mitsubishi ASX velho