Destaque

Segredo: Renault importa mais Sandero Stepway para testar SUV

Unidades do Sandero Stepway feito pela Dacia servirão de base para o novo SUV da Renault rival do Fiat Pulse

Dacia Sandero Stepway [Auto+]
Dacia Sandero Stepway [Auto+]

A Renault já entendeu que o futuro do Brasil será dominado por SUVs. Prova disso é que chama o Kwid de SUV dos compactos e vai substituir Sandero, Logan e Stepway por um SUV compacto. O modelo será o primeiro Renault do Brasil a usar a base modular CMF-B, mas ainda está em estágio inicial de testes, como mostra esse flagra.

Fotografado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o Dacia Sandero Stepway trazido da Europa servirá como base de testes e mula para o novo SUV da Renault. A ideia é que o novo modelo siga a receita dos Fiat Pulse e Fastback ou do Volkswagen Nivus. Eles nascem a partir de um hatch compacto, mas ganham alguns truques para parecer um SUV.

A base do Dacia Sandero Stepway europeu e do futuro SUV brasileiro da Renault é a CMF-B, por isso ele é usado como mula de testes. É bastante provável que o modelo nacional use as mesmas portas do Sandero europeu, mas conte com capô mais reto e quadrado, além de traseira levemente modificada para abrigar as lanternas espichadas da Renault.

Dacia Sandero Stepway [divulgação]
Dacia Sandero Stepway [divulgação]
É o mesmo tratamento que o Pulse e o Nivus tem em relação aos seus irmãos Argo e Polo: manter o miolo e modificar as partes dianteiras e traseiras. É possível que a suspensão seja elevada ainda mais em relação ao Stepway para dar uma postura verdadeira de SUV ao modelo, além de ganhar para-lamas mais largos com plásticos pretos.

Novo coração turbinado

Outra grande novidade do SUV da Renault é o motor 1.0 TCe três cilindros turbo. Ele substituirá o 1.6 SCe usado por Logan, Stepway e Duster, além de, no passado, ter residido debaixo do capô de Sandero e Captur. O motor terá injeção direta e deve se aproximar dos 20,4 kgfm de torque do 1.0 turbo de Fiat e VW. Potência ficará próxima dos 130 cv.

Dacia Sandero Stepway [divulgação]
Dacia Sandero Stepway [divulgação]
Pensado para substituir Sandero, Logan e Stepway, o novo SUV da Renault deve ter preços começando abaixo de R$ 100 mil e ele será responsável por mexer e muito com a gama de SUVs da marca francesa. O Captur passará dessa para melhor, depois de resultados fracos nas vendas e nem mesmo a Renault conseguindo justificar a sua compra frente ao Duster.

Assim, o novo SUV compacto permitirá que o Duster ganhe mais sofisticação e itens de série quando for reestilizado. A versão 1.6 deverá sair de cena para ser substituída por novas variantes mais baratas com motor 1.3 turbo e também com o novo 1.0 turbo que estreará no novo modelo.

Dacia Sandero Stepway [divulgação]
Dacia Sandero Stepway [divulgação]

Como fica a linha Renault?

Assim, a gama de produtos nacionais da Renault será configurada futuramente por Kwid, novo SUV e Duster compondo os modelos de volume. Com isso, o Kwid se tornará o único carro de passeio da Renault, ainda que a marca tente vender a ideia de SUV para ele.

Renault Duster
Dacia Duster 2022 [divulgação]
A Oroch e a Master contemplam a linha comercial, mas há planos para uma nova picape em breve para nosso mercado. Já entre os elétricos, a marca terá Kwid E-Tech, Zoe e Mégane E-Tech fazendo escadinha entre os modelos não de carga. Os comerciais elétricos serão supridos por Kangoo E-Tech e Master E-Tech.

Renault Mégane E-Tech [divulgação]
Renault Mégane E-Tech [divulgação]

>>Renault Megane elétrico é revelado e chega em 2023

>>Renault produzirá uma nova caminhonete na Argentina

>>Suzuki lança novo rival para o Renault Kwid por R$ 25.990