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Renault Rafale é lançado como realidade na Europa e sonho no Brasil

SUV cupê tem design refinado e só terá motores híbridos, mas vinda para o mercado brasileiro é bastante incerta

Renault Rafale [divulgação]
Renault Rafale [divulgação]

O Renault Rafale foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (19). Novo SUV cupê da marca, o modelo estreia somente com opções híbridas, e tem porte médio. Ele é o primeiro veículo da fabricante francesa a ter a nova identidade visual da marca, adotando a assinatura em toda a sua carroceria.  

O novo estilo da Renault marca presença na dianteira do Rafale, com a grade tendo um tamanho mais largo do que era apresentado anteriormente. Os faróis de LED Matrix são novos e estão disponíveis na versão Espirit Alpine, que faz referência à marca esportiva do grupo francês.

O SUV cupê tem o mesmo entre-eixos do Espace, com 2,74m. No entanto, por causa da linha de teto inclinada, ele não tem sete lugares como o modelo que deriva. O porta-malas é generoso, tendo 530 litros de espaço para bagagem.

Renault Rafale [divulgação]
Renault Rafale [divulgação]

Possuindo 4,71 metros de comprimento e 1,86 m de largura, o design do SUV chama a atenção. Outro item chamativo é o teto panorâmico de vidro que pode mudar entre opaco e transparente. Estão disponíveis também duas configurações adicionais, uma em que a seção dianteira é opaca enquanto a traseira é transparente, ou ao contrário.

No interior, há o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas acompanhado por uma central multimídia de 12 polegadas na vertical. Essa tela sensível ao toque possui sistema Android Automotive 12, e também é compatível com Apple Carplay e Android Auto sem fio. O head-up display de 9,3 polegadas também pode ser adquirido com o modelo.

Renault Rafale [divulgação]
Renault Rafale [divulgação]

Motores Renault Rafale

O Renault Rafale conta com uma motorização híbrida, que combina um motor 1.2 turbo de três cilindros gerando 130 cv e 20,9 kgfm com uma dupla de propulsores elétricos. O motor elétrico principal oferece mais 70 cv e 20,9 kgfm, enquanto o secundário funciona como um gerador de 34 cv e 5 kgfm. A potência combinada  é de 200 cv.

Futuramente, será lançada uma versão híbrida plug-in, que terá 300 cv e contará com um sistema de tração integral adicionando um motor elétrico traseiro.

Se na Europa o Renault Rafale é uma realidade, para o Brasil a sua vinda é bastante improvável. A marca estuda se seria viável trazê-lo, o que combinaria com a estratégia de ter produtos mais sofisticados no país. Mas ao menos por enquanto, o SUV cupê será destinado apenas para o velho continente.

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