Inaugurando a fase Renovation da Renault no Brasil, o Megane está de volta. Agora totalmente elétrico e transformado em um SUV, o modelo desembarca em versão única por R$ 279.900 de olho nos clientes que vão do BYD Yuan Plus até o Volvo XC40. Mas repare bem no modelo, afinal, ele ditará o futuro da Renault.
Primeiro carro da marca francesa no Brasil com o novo logotipo retrô e com a linguagem visual Sensual Tech, o Renault Megane E-Tech será o responsável por uma grande mudança. Ele influenciará todos os novos modelos da marca por aqui, isso já inclui o inédito Kardian que está em desenvolvimento final para o nosso mercado.
Esteticamente, ele se destaca pela fina grade frontal ligada ao conjunto óptico totalmente constituído por LEDs. O prolongamento em Z em direção ao para-choque abriga a luz diurna de LED e também a seta. Já o para-choque tem detalhes com cortes retos, dando certa robustez ao conjunto.
Parte inferior da carroceria decorada em plástico preto brilhante ajuda a dar a sensação de SUV que a Renault busca para o seu modelo. As rodas de liga-leve grandes também ajudam nisso. Já na traseira, temos vidro pequeno e lanternas interligadas. No Brasil, todo Megane E-Tech terá teto pintado em preto.
O interior conta com painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O Megane elétrico ainda traz tecido de fibra reciclada mesclado com couro por toda cabine. O visual interno também influenciará outros modelos da Renault por aqui.
Medidas
As medidas são bem próximas às de um Volkswagen T-Cross, marcando 4,20 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,51 m de altura, com 2,68 m de entre-eixos. Comparando ao SUV compacto da Volks, o Renault é 1 cm mais longo, tem exatamente a mesma largura, é 9 cm mais baixo e tem entre-eixos 3 cm maior.
Já o porta-malas carrega impressionantes 440 litros. São 26 litros a mais que o Volvo XC40 e 128 litros extras em relação ao BYD Yuan Plus. O espaço para as malas chega a ser maior até que da primeira geração da Scénic, que levava 410 litros. A abertura da tampa é manual, não tendo operação elétrica.
Motor e autonomia
Com motor elétrico dianteiro de 220 cv e 30,6 kgfm de torque, o Renault Megane E-Tech é mais potente que o BYD Yuan Plus, mas tem menos torque. Já comparado ao Volvo XC40 de entrada, o Renault pede. Vale lembrar que o SUV chinês entrega 204 cv e 31,6 kgfm, enquanto o sueco marca 231 cv e 33,6 kgfm.
São 7,4 segundos para atingir os 100 km/h, segundo a marca. Já a autonomia declarada pela Renault é de 337 km já no ciclo INMETRO. No mesmo protocolo, o XC40 faz 231 km, enquanto o Yuan Plus roda 294 km, ou seja, o Renault tem a maior autonomia entre os modelos que ele rivaliza diretamente.
Itens de série
A lista de equipamentos do Renault Megane E-Tech é bastante extensa. O SUV elétrico conta com faróis full-LED, rodas de liga-leve de 18 polegadas, sete airbags, alerta de tráfego cruzado, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa, câmera no retrovisor central e piloto automático adaptativo.
Traz ainda controle de tração e estabilidade, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, chave presencial, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de chuva e farol, ar-condicionado digital de duas zonas, retrovisores elétricos, bancos com ajuste manual, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
>>BYD Yuan Plus aproxima SUVs a combustão e elétricos | Avaliação
>>Volvo C40: como é rodar 1.000 km com o elétrico | Avaliação