![Renault Master 2025 [divulgação] Renault Master 2025 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/11/renault_master_419_edited-990x556.jpg)
Pode até não parecer, mas a atual geração da Renault Master produzida no Brasil foi lançada em 2010. Naquela época, o Sandero ainda estava em sua primeira geração, o Mégane estava em seu penúltimo ano de produção por aqui e a Apple havia acabado de lançar o iPhone 4. Por isso, já havia passado da hora da renovação. Mas ainda não há data para o Brasil.
Totalmente transformada, a van de grande porte da Renault bebeu da mesma fonte do Megane E-Tech para compor seu visual e também herdou deles algumas peças. Agora, ela será vendida em versões diesel, elétrica e também até uma movida a hidrogênio, mas que será revelada só em um segundo momento.
A Renault foi econômica nos dados revelados sobre a nova Master, afirmando apenas que a van terá motores diesel de 105 cv, 130 cv, 150 cv e 170 cv – todos sem especificar a litragem, se tem turbo ou não. Haverá opção de transmissão manual de seis marchas ou automática de nove marchas.
![Renault Master elétrica [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/11/renault_master_e-tech_l2h2_van_61_edited-750x449.jpg)
Já para quem quer eletricidade, teremos versões de 130 cv ou 143 cv, ambas com 30,6 kgfm de torque. A versão elétrica menos potente, vem com baterias de 40 kWh, provendo 180 km de autonomia. Já o modelo mais potente usa bateria de 87 kWh, permitindo chegar a impressionantes 410 km de autonomia.
Para tornar a Renault Master a van mais eficiente da categoria, a marca trabalhou na aerodinâmica. Ela tem capô mais curto, para-brisa mais reto e balanço traseiro encurtado. Como resultado, a marca afirma que a eficiência foi melhorada em 20%, além de uma substancial redução de emissão de poluentes nos modelos diesel.
![Renault Master furgão [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/11/renault_master_e-tech_l2h2_van_54_edited-750x450.jpg)
Megane com Kardian
Visualmente, ela traz frente bem reta, com grade frontal sorridente com frisos horizontais bem marcados. Um filete cromado atravessa a grade conectando o logotipo à base dos faróis. Por falar no conjunto luminoso, eles contam com LEDs e um filete em C que já virou típico dos Renault.
Na lateral, a nova Master tem linhas mais marcadas, tendo como destaque um vinco forte que nasce na maçaneta dianteira e vai até a traseira, escondendo o trilho da porta. Na traseira, nova lanterna de LED e linhas mais simples, que parecem ter sido inspiradas na Renault Master de segunda geração.
![Renault Master interior [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/11/renault_master_e-tech_l2h2_van_46_edited-750x450.jpg)
A cabine traz volante, painel de instrumentos totalmente digital e comandos do ar-condicionado compartilhados com o Kardian. Já a central multimídia é grande e tem sistema Android embutido, sendo a mesma usada no Megane. O visual é bem retilíneo e a Renault adotou tons mais escuros que antes.
Acha que, quando a Renault renovar a Master no Brasil, ela vai vender mais? Conte nos comentários.
>>Kwid E-Tech é vendido por R$ 123.490