Renault Master 2023 estreia custando entre R$ 187.600 e R$ 281.300

Reestilizada e com novo motor, a Renault Master 2023 quer manter-se como líder do segmento de vans grandes no Brasil

Renault Master 2023 [divulgação]
Renault Master 2023 [divulgação]

Uma semana depois do lançamento do Renault Kwid 2023, a marca francesa apresenta mais uma novidade no Brasil: a Master renovada. Líder do segmento de vans grandes no nosso país, ela recebeu mais itens de série, visual renovado e motor mais potente.

Lançada em 2010 na Europa, a atual geração da Renault Master mantinha o mesmo visual no Brasil. Pulamos a reestilização de 2014 e só agora, três anos depois da Europa, a van grande recebe a última atualização visual. As alterações são para torna-la mais próxima dos demais modelos da Renault esteticamente.

A dianteira recebeu frente mais alta e quadrada, com faróis com LEDs diurnos em formato de C. A grade frontal segue o estilo de Kwid, Sandero, Logan e Duster, com uma barra na parte superior lingado os faróis. Permanece o degrau no para-choque, mas agora ele finge ser uma entrada de ar. Na traseira, nada mudou.

Renault Master 2023 [divulgação]
Renault Master 2023 [divulgação]
A cabine ganhou materiais de melhor qualidade e mudanças radicais de design. O visual é horizontalizado e dá destaque para o nicho que pode receber uma central multimídia de 7 polegadas com Android Auto, Apple CarPlay e TV digital integrada. O volante é novo e traz teclas para o piloto automático.

Motor renovado

Debaixo do capô, a Renault Master 2023 recebeu mudanças em seu 2.3 dCi quatro cilindros turbo diesel. Agora são 136 cv e 36,7 kgfm de torque, uma melhora de 6 cv e de 5 kgfm. Para isso, a Renault alterou o sistema de injeção aumentando a pressão em 400 bar, trocou o cabeçote, mudou o sistema de refrigeração e coletor de admissão, entre outras mudanças.

Renault Master 2023 [divulgação]
Renault Master 2023 [divulgação]
A evolução na motorização fez com que a Master 2023 agora registre 10,4 km/l em ciclo urbano. Foi uma redução de 24% no consumo combinado, segundo a Renault. Antes das mudanças, ela fazia 7,8 km/l.

Grande destaque além da mudança visual está na presença de controle de tração e estabilidade, sistema anti-capotamento, controle adaptativo de carga, sistema estabilizador de ventos laterais, assistente de partida em rampa, controle de reboque e assistente de aderência prolongada em partida como itens de série em todas as versões.

Renault Master 2023 [divulgação]
Renault Master 2023 [divulgação]

Versões

A Renault Master será vendida em seis versões. A opção de entrada é a Chassi-cabine que traz de série ar-quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, direção eletro-hidráulica com ajuste de profundidade, retrovisores elétricos, airbags duplos, vidros elétricos e os itens de segurança já citados.

Os itens de série se replicam nas versões Furgão L1 H1, Gran Furgão L2 H2 e Extra Furgão L3 H2, adicionando somente ar-condicionado e iluminação no baú. A versão Vitré se diferencia pela presença de ar-condicionado na traseira e janelas laterais. Por fim, a versão Minibus tem vidros traseiros reclináveis para 15 passageiros e tacógrafo.

Renault Master 2023 [divulgação]
Renault Master 2023 [divulgação]
Para a versão Chassi-Cabine há o Pack Confort com ar-condicionado. Há também o Luxo Chassi com ar-condicionado, central multimídia, câmera de ré, sensor de ré, piloto automático, limitador de velocidade e faróis de neblina. As versões Minibus e Vitré trazem o pacote Luxo com os mesmos itens anteriormente citados.

Todas as Master 2023 tem como opção as cores Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier. A garantia é de um ano sem limite de quilometragem.

Renault Master 2023 preços

Chassi-cabine – R$ 187.600
Furgão L1 H1 – R$ 207.900
Gran Furgão L2 H2 – R$ 216.000
Extra Furgão L3 H2 – R$ 221.000
Vitré – R$ 225.600
Minibus Executive – R$ 281.300

>>Fiat Mobi 2022 vs. novo Renault Kwid: qual o carro mais barato do Brasil?

>>Renault Kwid 2023: mais bonito, mas sem corrigir falhas | Impressões

>>“Duster é o Porsche 911 da Renault/Dacia” diz designer chefe da marca