
A Renault está investindo forte no Brasil mais uma vez. No primeiro semestre deste ano, termina o ciclo de investimentos de R$ 1,1 bilhão anunciado em 2021 que contemplou os novos Captur, Kwid, Zoe, Master e o motor 1.3 turbo flex usado em Captur e Duster. Porém, novidades em motores e produtos ainda vêm por aí.
Para esse ano teremos dois lançamentos. Ainda sem ordem de revelação, a Renault prometeu que o Kwid E-Tech elétrico será lançado até dezembro junto de um inédito SUV. A aposta recai sobre o Arkana em versão híbrida ou para o elétrico Mégane E-Tech, já confirmado para o nosso país.
Novo SUV brasileiro
Talvez a maior novidade fique por conta do anúncio da produção de um SUV no Brasil com plataforma CMF-B. A base já é usada por diversos modelos do grupo Renualt-Nissan, incluindo as versões europeias de Clio, Captur, March, Sandero o Logan. Para o Brasil, nenhum desses modelos está confirmado.
O que temos de certo é que a base servirá a um novo SUV para o Brasil e algumas possibilidades se abrem. Desde a última reestilização do Sandero, a marca francesa separou o aventureiro Stepway como um modelo à parte e começou a trata-lo como SUV. Recentemente o novo Stepway foi flagrado em testes no Brasil e aí pode estar a chave do mistério.
Outra possibilidade, já que o SUV não tem data para estrear no Brasil ainda confirmada, é um modelo totalmente inédito. Ele pode ser um SUV de fato para atuar abaixo do Duster não somente no Brasil, como também na Europa, onde ele ficaria abaixo do Captur na gama Renault. A ideia seria brigar diretamente com Fiat Pulse e VW Nivus.
Renault 1.0 turbo
Além do novo SUV, a Renault anunciou a produção do motor 1.0 TCe três cilindros turbo para o nossos país. Por isso a possibilidade de que esse novo modelo seja a terceira geração do Stepway ou um modelo compacto de porte inédito é maior do que a de que seja o Bigster.
Atualmente oferecido em Clio, Captur, Juke, Micra (March), Sandero, Logan, Taliant, Jogger, Triber, Almera, Magnite e até Mégane Sedan, esse motor tem duas versões diferentes. A HR10DET não tem injeção direta e entrega 100 cv e 16,3 kgfm de torque. Já o HR10DDT, que está somente em Nissan Juke e Renault Mégane Sedan, tem injeção direta.
>>SUV cupê Arkana será o primeiro Renault híbrido à venda no Brasil
>>Renault transformará mais um de seus carros clássicos em SUV elétrico
>>Primeira geração do Renault Duster finalmente sai de linha