
A frase do título dita por Miles Nurnberger, o novo designer chefe da Dacia, pode parecer um tanto quanto exagerada. Mas ele tem razão: o Renault Duster é o Porsche 911 da marca francesa, e também da Dacia. Não porque ele é tão icônico quanto o primo do Fusca, mas por ter um desenho evolutivo e que representa a marca como um todo.
Ex-designer chefe na Aston Martin e responsável pelos novos DBX e Valkyrire, Nurnberg se juntou ao time da Dacia após 14 anos na marca britânica. Sua nova missão é ampliar os mercados da marca romena e a distanciar da imagem de marca que só sabe fazer carros baratos sem nenhum atrativo.
Como a Renault brasileira vende muitos modelos da Dacia, como o próprio Duster além de Sandero e Logan, veremos também influências desses novos designs por aqui. Mas por que comparar o Duster ao Porsche 911?. O designer chefe explicou em uma entrevista à revista Top Gear.
Além disso, o Duster mudou de geração, mas manteve a essência de seu estilo inalterada. A marca pretende fazer isso sempre, trazendo elementos que automaticamente o reconheçam como o SUV que ele é, mas o adequando a cada época e identidade visual diferente que Renault e Dacia venham a adotar.
>>Porsche 911 Turbo S é bom demais para ser verdade | Avaliação
>>Renault Kwid 2023 é revelado antes do lançamento devido a vazamento
>>Renault Zoe ganha 0 estrela e Kwid elétrico apenas 1 no Euro NCAP