Olhe, preste bastante atenção nos detalhes, mas não se empolgue: o Renault Clio 2024 não é para o Brasil. Só que, boa parte do que ele traz de novidade estará no SUV brasileiro que será lançado neste ano. Clio e o sucessor do Stepway usam a mesma plataforma e diversos elementos visuais serão compartilhados.
Apresentado na Europa como possível último Renault Clio da história com motor a combustão, o hatch compacto traz plataforma modular CMF-B, a mesma que será usada no Brasil em breve. Na Europa, ele briga com Volkswagen Polo, Toyota Yaris, Opel Corsa e Peugeot 208, do qual ele pegou certa inspiração.
Na dianteira, a mudança mais marcante é o LED diurno que sai dos faróis e forma um dente no para-choque. Esse recurso visual é quase idêntico ao do Peugeot 208. Só que no Clio, a Renault deixou as luzes filetadas e acompanhadas por uma moldura plástica preta.
Os faróis estão mais finos e acompanham a nova grade frontal com base larga. Esse estilo de grade estará no futuro SUV brasileiro, assim como o novo logotipo da marca francesa. Na traseira, o para-choque novo é acompanhado por lanternas translúcidas, que só recebem tom vermelho quando ligadas – outro recurso que estará no SUV brasileiro.
Espírito esportivo
A Renault também trouxe a nova versão Espirit Alpine, que funciona como a RS da Chevrolet ou a N Line da Hyundai: visual esportivo apenas.Nessa configuração, ele traz para-choque dianteiro com detalhe cinza, tom replicado no borrachão lateral e no extrator de ar traseiro.
No Clio Espirit Alpinem, os retrovisores são pintados em preto e as rodas de liga-leve são diamantadas e de 17”. Por dentro, a versão esportiva traz temática escura, com teto preto e acabamento que só traz detalhes em prata para contrastar com o tom da noite. Bancos esportivos fazem parte da variante, que tem couro que imita fibra de carbono.
Eletrificação parcial
A Renault não mexeu na gama de motores para o Clio 2024. O hatch compacto traz o mesmo 1.2 três cilindros de antes, mas em três variantes. Os modelos de entrada trazem a versão aspirada com 65 cv, enquanto os mais caros vão a 90 cv graças ao turbo. A versão diesel desse motor entrega 100 cv.
Há ainda o Clio híbrido com motor 1.6 quatro cilindros aspirado ligado a um propulsor elétrico. O resultado é uma entrega de 145 cv e consumo bastante baixo. Esse motor agora é a única opção no Reino Unido, enquanto outros países da Europa trazem o 1.2 em suas várias opções, incluindo uma com GNV de série para mercados específicos.
No Brasil, vale lembrar, o SUV nacional que usa base do novo Renault Clio terá motor 1.0 três cilindros turbo. É esperado que esse motor renda mais que todos os usados no Clio, exceto o híbrido. Rumores apontam para 130 cv tal qual o 1.0 três cilindros turbo da Fiat usado em Pulse e Fastback.
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