Destaque

Renault 4 ressurge como SUV elétrico que deve estrear em 2025 | Salão de Paris 2022

Ao que tudo indica, o Renault 4 será mais um modelo clássico da marca francesa que irá reencarnar como um SUV elétrico nos próximos anos

Renault 4ever Trophy [divulgação]
Renault 4ever Trophy [divulgação]

A Renault tem adotado uma estratégia curiosa para os seus modelos elétricos. Há algum tempo, a empresa revelou um conceito do Renault 5 e prometeu relançá-lo em breve. Agora, a marca repete a estratégia com o Renault 4ever Trophy Concept, que tenta reviver o modelo 4.

O novo conceito será uma das estrelas da montadora no Salão de Paris. Visualmente, parece pronto para disputar uma edição do rally Dakar. Isso porque a marca transformou o Renault 4 em um SUV elétrico parrudo, com suspensão elevada, estepe no teto e para-lamas bem destacados da carroceria.

Vale lembrar que o modelo original chegou a disputar o Paris-Dakar, entre 1979 e 1980, mas era um hatch. Nessa homenagem, o conceito parecer um SUV pronto para encarar um rally dos pesados. 

Renault 4ever Trophy [divulgação]
Renault 4ever Trophy [divulgação]
A diferença é que 4ever tem bem mais potência, sendo movido por um conjunto elétrico de 134 cv. O Renault 4 original tinha apenas tristes 24 cv. Porém, o novo modelo também é bem maior, com 4,16 m de comprimento e 1,95 m de largura, com entre-eixos de 1,90 m. 

O modelo clássico tinha 3,66 m de comprimento, largura de 1,48 m e entre-eixos de 2,44 m do lado esquerdo e 2,39 m no direito. É curioso isso, mas o 4 tinha eixos assimétricos, mas que não comprometem a direção.

Renault 4ever Trophy [divulgação]
Renault 4ever Trophy [divulgação]
Já o novo conceito não deverá ter esta característica, já que compartilha a nova plataforma modular CMF-BEV para carros elétricos da marca. A bateria é de 42 kWh, o que dá uma autonomia de cerca de 400 km. Embora já tenha sido apresentado, o lançamento do novo Renault 4 deverá acontecer somente em 2025. Até lá, diversos outros conceitos deverão surgir.

>> Morreu: Sandero sai de linha no Brasil

>> Citroën C3 já vende mais que Sandero e Polo perde para Cruze

>> Renault lança Stepway 1.0 por R$ 77.990 para enterrar o Sandero