Saída fake, não!

Reclamações fazem Audi mudar um velho (e ruim) hábito

Audi S5 [divulgação]
Audi S5 [divulgação]

Já faz um certo tempo que marcas alemãs como Audi, BMW e Mercedes-Benz adquiriram o péssimo hábito de fazer saídas de escapamento falsas em seus carros. Com a ideia de transmitir esportividade, canos de escape falsos eram colocados na traseira dos modelos escondendo as saídas verdadeiras. Mas, ao menos na Audi, isso vai mudar.

Em entrevista à revista Auto Express, um representante da Audi disse que a partir do lançamento do novo A5, todos os Audi terão saídas de escapamento verdadeiras. Essa mudança se deu por conta da intensa reclamação dos consumidores e da mídia que se sentiam ludibriados pelo escapamento falso.

É um risco?

A real é que a Audi colocava ponteiras duplas ou até quadruplas em seus carros, mas a saída verdadeira ficava atrás delas e, em geral, era única. Havia também modelos com desenhos no para-choque simulando saídas de escapamento as quais ninguém acreditava. Só que a Audi dizia ter uma justificativa de segurança.

Audi QS5 [divulgação]

Para a marca, as saídas de escapamento expostas poderiam causar um risco de queimadura nas pessoas que passassem na traseira dos carros. Por isso, as ponteiras eram apenas estéticas, enquanto a saída real ficava escondida. Mas a história não colou muito com os consumidores que reclamaram até a marca mudar.

A promessa é que todos os novos modelos construídos sobre a plataforma PPC (Premium Platform Combustion), como o novo A5, só tenham ponteiras que representem saídas de escapamento verdadeiras. As próximas gerações de Q5, A7 e Q7, além dos próximos Q3 e A3 (que usarão plataforma MQB) seguirão a nova filosofia.

Audi A5 Avant [divulgação]
Audi A5 Avant [divulgação]

Qual sua opinião sobre saídas de escapamento falsas? Conte nos comentários.