Mais de 142 mil caminhonetes Ram estão passando por um recall nos Estados Unidos devido a um problema relacionado ao módulo de controle da coluna de direção. Esse defeito impede que a luz de seta seja automaticamente desligada ao virar o volante, o que pode representar um risco para os motoristas.
O recall abrange um total de 23.030 unidades da Ram 1500 Classic 2023, fabricadas entre 19 de setembro de 2022 e 2 de junho de 2023. Além disso, foram identificadas 6.007 unidades da Ram 3500 versão chassis 2023, produzidas entre 28 de junho de 2022 e 21 de julho de 2023.
De acordo com o comunicado oficial do fabricante, o defeito está relacionado ao componente antitravamento do módulo de controle da coluna de direção. Esse componente está fora das especificações ou possui um curto-circuito interno, o que torna o sistema inoperante e não em conformidade com os padrões de segurança.
Os proprietários dos veículos afetados pelo recall serão notificados a partir de 17 de janeiro de 2024. Eles deverão levar seus veículos até uma concessionária autorizada mais próxima, onde o módulo de controle da coluna de direção será substituído gratuitamente, se necessário. Essa medida tem como objetivo garantir a segurança dos motoristas e evitar possíveis acidentes causados por esse defeito.
Por enquanto, não há nenhuma informação se o recall da Ram vai afetar os modelos vendidos no Brasil. No entanto, como a 1500 Classic vendida aqui é importada, existe a chance de que a convocação seja feita por aqui também.
Outro possível recall da Ram em andamento
Em agosto deste ano, foi revelado que a NHTSA, agência americana de segurança de trânsito, estava investigando caminhonetes da série Ram 1500 dos anos de 2013 a 2016. Essa investigação está relacionada a supostas perdas de assistência na direção hidráulica. Cerca de 1,1 milhão de unidades podem estar envolvidas nesse caso, porém até o momento não foi iniciado nenhum recall oficial.
Sua Ram tem problema na seta? Conte nos comentários.
>> Stellantis pode trocar bateria de carro elétrico em 5 minutos
>> Vendas de carros eletrificados bate recorde no Brasil
>> Mitsubishi terá SUV clone da nova geração do Renault Scénic