Destaque

Recall da Harley-Davidson convoca motos por problema no amortecedor

Segundo comunicado da Harley-Davidson, cerca de 65 mil motos estão envolvidas na convocação por causa do defeito na peça

Recall da Harley-Davidson [divulgação]
Recall da Harley-Davidson [divulgação]

A Harley-Davidson apresentou um relatório de recall de segurança à Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Rodovias dos Estados Unidos referente a alguns modelos da Softail, fabricados entre  2018 a 2023.

Nas motos afetadas, a presilha usada em um determinado modelo de ajustador traseiro de amortecedor pode se romper. Se quebrar, o amortecedor pode entrar em contato com o pneu traseiro. Isso poderia aumentar o risco de danos ao pneu e, potencialmente, levar a um acidente.

De acordo com os registros da Harley, aproximadamente 65 mil motos podem estar envolvidas nesse recall. Vale ressaltar que nem todas as Softails produzidas entre 2018 e 2023 estão envolvidas na convocação. Algumas usam o ajustador traseiro afetado e outras não. Aquelas que não usam, não são afetadas por esse recall.

Harley-Davidson Softail [divulgação]
Harley-Davidson Softail [divulgação]

As motos afetadas foram produzidas entre 28 de junho de 2017 e 7 de agosto de 2023. 

Um sinal de alerta que os motociclistas e passageiros devem ficar atentos é qualquer ruído que pareça vir de baixo do assento. Se um motociclista remover o assento e descobrir que o ajustador de amortecedor parece estar solto, esse pode ser outro sinal de uma presilha defeituosa.

Harley-Davidson Softail [divulgação]
Harley-Davidson Softail [divulgação]

Se o ajustador de amortecedor já entrou em contato com o pneu traseiro, os motociclistas podem notar um desgaste atípico dos pneus traseiros.

De acordo com a cronologia de eventos da Harley-Davidson, a empresa recebeu o primeiro pedido de serviço relacionado a um ajustador de amortecedor traseiro em uma Softail que havia entrado em contato com o pneu traseiro em junho de 2023. Nesse caso, o pneu eventualmente perdeu pressão de ar. Esse relato levou o Subcomitê Técnico da Harley-Davidson a iniciar uma investigação sobre o assunto.

Até 2 de agosto de 2023, a empresa registrou um total combinado de 33 reclamações de garantia, relatórios de campo e relatórios de serviço que alegavam contato do amortecedor traseiro com o pneu traseiro. Destes, quatro também alegaram perda de ar no pneu. Um dos quatro também envolveu um pedido de indenização por danos materiais. Até o momento, nenhum ferimento como resultado desse problema foi relatado.

Harley-Davidson Softail [divulgação]
Harley-Davidson Softail [divulgação]

Atualmente, a Harley-Davidson Softail não é mais vendida no Brasil. Entretanto, o modelo era importado para o mercado brasileiro há alguns anos. Até o momento não há nenhuma informação se existe alguma unidade daqui envolvida no recall.

Gosta da Harley-Davidson? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Harley-Davidson lança sua moto mais barata no Brasil

>> Honda CG 160 2024: conheça as novidades do veículo mais vendido do Brasil

>> A Fórmula 1 não está chata e podemos provar