Mais resistente que suas rivais no quesito eletrificação, o grupo FCA não vai embarcar na corrida das picapes elétricas atualmente travada por Tesla, Ford e General Motors. Para os modelos RAM, o futuro grupo Stellantis prefere ter mais parcimônia e entender se o mercado realmente quer isso.
Em entrevista ao The Detroit News, Mike Manley, CEO do grupo FCA, disse que “a razão pela qual não falamos muito sobre eletrificação das picapes não é porque vemos esse mercado como inexistente. Mas nós sempre tivemos um tempo de adoção de novas tecnologias um pouco diferente dos rivais, especialmente na América do Norte quanto à eletrificação total”.
Malney ressalta que as picapes são de grande importância para o grupo, tanto que coloca a RAM junto da Jeep e da Alfa Romeo como principais marcas da FCA. Contudo, é necessário entender se o mercado está pronto para ter picapes 100% elétricas e se há demanda por parte dos consumidores de uso mais intenso.
Por outro lado, o CEO do grupo Fiat Chrysler diz que “não vamos ficar sentados se houver qualquer tipo de ameaça à nossa posição no mercado”. Ou seja, a FCA estará pronta para lançar versões híbridas ou totalmente elétricas da RAM caso o mercado responda bem às futuras Rivian R1T, Tesla Cybertruck, GMC Hummer EV e Ford F-150 EV.
Mesmo que ainda esteja com um pé atrás quanto à versões totalmente elétricas da família de picapes RAM, a FCA já começou a adotar alguns passos em direção à eletrificação. Nos EUA, as RAM são vendidas em versões híbridas leves, em que o alternador é substituído por um pequeno motor elétrico.
O grupo como um todo também está caminhando nessa direção: em breve nos EUA serão lançadas as versões híbridas plug-in dos SUVs Renegade e Compass da Jeep. Vale lembrar que eles estão programados para serem lançados no Brasil ainda neste ano ou, no mais tardar, 2021.
Há planos também para mais versões híbridas ou totalmente elétricas de modelos de diversas marcas do grupo, seguindo o sucesso que a minivan Chrysler Pacifica Hybrid vem obtendo. Até mesmo o pequenino 500 em sua nova geração totalmente elétrica pode voltar aos EUA. No Brasil suas vendas já estão confirmadas pela Fiat.
>>Picape elétrica GMC Hummer terá 1.014 cv e porta-malas dianteiro
>>Ram 2500: série limitada Night Edition chega com visual ‘escurecido’