Ao que tudo indica, o lançamento mais importante de 2023 na Stellantis será da RAM. A inédita picape média monobloco, que vem sendo chamada de RAM 1200 ou Dakota, está em estágio avançado de desenvolvimento e as chances de chegar às concessionárias até dezembro é grande.
Segundo informações apuradas pela página Jabiraca e pelo Auto+, as primeiras unidades da RAM Dakota já foram produzidas como processo de validação, mas sem algumas peças fundamentais. Contudo, o modelo final será apresentado internamente em abril de 2023. O lançamento para a imprensa não deverá tardar com isso.
Unidades pré-série devem sair da linha de montagem em Goiana, Pernambuco, também nessa época. Isso explica os 20 protótipos prontos e que estão rodando por aí com camuflagem em forma de caixote – algumas Dakota até usam faróis de Renegade para esconder seus verdadeiros elementos.
Olhos de Renegade
O que há de novidade sobre a RAM Dakota é que a caminhonete média terá linha de cintura bem alta, carroceria quadrada e lanternas traseiras retangulares como uma VW Amarok, mas parte interna recortada como a Peugeot Landtrek. Os faróis não serão tão quadrados quanto o das irmãs maiores, adotando extremidades mais arredondadas e esportivas.
Outro elemento que difere das RAM Classic, 1500, 2500, 3500 é a grade frontal, que não invadirá tanto o capô. As rodas de liga-leve terão 20 polegadas em algumas versões e trarão o escrito RAM ao invés do carneiro exibido nas irmãs maiores.
A mais sofisticada de Goiana
Mas o grande destaque da RAM Dakota será seu interior. Como a marca de caminhonetes se posiciona como premium e terá um modelo médio monobloco, ao contrário das rivais que são chassi sob carroceria, ela se destacará pelo interior. Ao contrário da Toro que não tem uma superfície macia, a Dakota terá couro no painel e diversos pontos macios.
A promessa é de um acabamento no mesmo nível ou até melhor que os Jeep Compass e Commander – atualmente os carros mais sofisticados produzidos pela Stellantis no Brasil. A central multimídia terá 10 polegadas e será posicionada em forma horizontal, como nos novos Peugeot 208 e Citröen C3, podendo usar o mesmo sistema. Volante novo só para ela terá base reta e miolo igual da RAM 1500.
Ainda de acordo com uma apuração anterior feita pelo Auto+, a RAM Dakota será equipada com dois motores em desenvolvimento para o nosso país. As versões de entrada terão o 2.0 quatro cilindros turbo flex que substituirá o 1.3 T270 no Commander e em algumas versões do Compass. É esperado mais de 200 cv nesse motor.
Já o diesel será o 2.2 quatro cilindros turbo diesel também com mais de 200 cv. Esse número se faz mais do que essencial para o segmento de caminhonetes médias, que não perdoa modelos com menos de 200 cv. Em ambos os motores, o câmbio automático de nove marchas deve ser usado, havendo também tração 4×4 nas duas configurações.
>>RAM 1500 Rebel: como é rodar 1.000 km com a picape gigante | Avaliação
>>Os carros que fracassaram em 2022
>>5 carros brasileiros que tiveram uma geração, mas são importantes