![Flagra RAM 291 [CarScoops] Flagra RAM 291 [CarScoops]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/https___www.carscoops_edited3-2-990x556.jpg)
As montadoras americanas já lideram o segmento de luxo das picapes no Brasil, mas ainda falta um nicho que será dominado muito em breve. A RAM Dakota, que também poderá ser chamada de 1200, foi flagrada novamente no Brasil, agora perdendo mais camuflagens e disfarces.
Fotos recentes obtidas pelo site CarScoops mostram que a picape está rodando no Brasil com menos disfarces e já com o visual de produção final. Felizmente o protótipo perdeu as grandes peças de papelão preto que a Stellantis utilizava para esconder com mais vigor o seu design.
RAM Dakota (ou 1200)
Antes de tudo vale ressaltar que, embora seja conhecida informalmente como Dakota, a nova picape pode adotar algum outro nome. Devido ao uso dos numerais nos nomes dos modelos da RAM, também é possível que ela se chame 1200. Contudo, Dakota, com certeza, seria mais emblemático e chamativo. Por isso é o batismo mais esperado.
Na lateral podemos ver rodas de cinco raios (provavelmente provisórias) e retrovisores relativamente grandes, maiores que os da Fiat Toro. Assim como esperado, o novo modelo da RAM parece adotar linhas um pouco mais joviais e esportivas em comparação com as irmãs maiores.
Qual o segmento da Dakota?
O Grupo Stellantis ainda está fazendo muito mistério a cerca de muitas informações dessa nova picape. Porém, sabemos que ela está sendo projetada sobre uma versão alongada da plataforma Small Wide 4×4, que é utilizada pelos Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro.
Tudo indica que o novo modelo terá um porte maior em relação a Toro, que tem 4,94 m. Por esse motivo podemos esperar um porte bem próximo ao de picapes médias como a Toyota Hilux e Ford Ranger, que possuem 5,32 m e 5,35 m, respectivamente.
De acordo com o apurado pelo Auto+ anteriormente, a Dakota será o modelo mais refinado da Stellantis produzido no Brasil. Ela será fabricada na mesma planta dos Jeep nacionais e da Toro, em Goiana (PE). Esse fato indica que nós podemos esperar uma lista de equipamentos muito recheada, assim como bastante conforto e um interior bem luxuoso.
![Flagra RAM Dakota [CarScoops]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/https___www.carscoops_edited3-2-750x450.jpg)
Novos motores
O novo produto da montadora também terá motores inéditos no Brasil até então. Duas motorizações estão sendo desenvolvidas para os Jeep Compass e Commander, e é exatamente eles que a nova RAM provavelmente utilizará.
Estamos falando de um propulsor 2.0 turbo flex de quatro cilindros em linha, que será baseado no conjunto do Jeep Wrangler, e de um 2.2 turbo diesel. Este também tem quatro cilindros em linha e já é utilizado na Europa.
>> Flagra: RAM 1500 Limited circula com camuflagem no Brasil
>> Flagra: RAM (291) Dakota / 1200 já roda com visual final
>> RAM Dakota (291) será o carro mais sofisticado da Stellantis Brasil