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RAM Classic: preços, versões, motor e tudo sobre a nova picape

Mais barata que uma Toyota Hilux GR-S, nova RAM Classic chega ao Brasil com tamanho gigante para incomodar as médias

RAM Classic Laramie Night Edition [divulgação]
RAM Classic Laramie Night Edition [divulgação]

Para uma marca que até o ano passado contava apenas com as gigantescas 1500 e 2500 no mercado, a RAM tem expandido rapidamente sua linha de modelos. Depois da ainda mais gigante 3500, a marca de picapes da Stellantis revelou a (não tão) nova Classic. Importada do México, ela é vendida em duas versões com preços partindo de R$ 349.990, que a coloca abaixo da Toyota Hilux GR-S (R$ 354.790).

Baseada na geração anterior da RAM 1500, ela usa seu motor V8 Hemi a gasolina e o porte extravagante para invadir o território das versões topo de linha de modelos como Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton.

Motor e câmbio

Compartilhando o conjunto mecânico com a RAM 1500, a Classic vem equipada com motor 5.7 HEMI V8 a gasolina de 400 cv e 56,7 kgfm de torque. A Stellantis não trouxe a versão diesel para o Brasil porque a RAM Classic não consegue levar 1 tonelada de carga em sua caçamba, mesmo problema enfrentado pela 1500 Rebel e pela Jeep Gladiator.

RAM Classic [divulgação]
RAM Classic [divulgação]
No Brasil, uma picape diesel precisa levar 1 tonelada de carga na caçamba para ser permitida a rodar com motor diesel. Já os SUVs devem ter apenas de tração 4×4 com reduzida para serem habilitados a esse tipo de motor. Contudo, a RAM garante que o V8 traz diversos sistemas para redução de consumo de combustível.

Entre eles estão a desativação de cilindro que corta totalmente a alimentação de combustível em caso de velocidade constante ou acelerações leves, onde apenas quatro cilindros dão conta do trabalho. Somente esse artificio reduz em até 20% o consumo total da RAM Classic.

RAM Classic Night Edition [divulgação]
RAM Classic Night Edition [divulgação]
O câmbio é do tipo automático de oito marchas TorqueFlite. Segundo a Stellantis, a RAM Classic possui um sistema inteligente que identifica que o carro foi desligado com o câmbio em D e automaticamente troca a posição para P. Isso só é possível graças ao seletor eletrônico rotativo usado nas demais caminhonetes da RAM.

Com caixa de transferência BorgWarner, a RAM Classic conta com opções de tração 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). Controlada eletronicamente, ela conta com relação de diferencial de 3.92 e diferencial traseiro antideslizante. Há ainda modo Tow/Haul para usar em situações de reboque ou carga máxima na caçamba.

RAM Classic Laramie [divulgação]
RAM Classic Laramie [divulgação]

Cores

As cores disponíveis são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie. Já a Laramie Night Edition tem os tons Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.

Itens de série

Pensada para agradar ao segmento de luxo, a RAM Classic é equipada com ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para os bancos traseiros, bancos dianteiros com ajuste elétrico em dez posições e memória para o motorista (que guarda também posição dos espelhos, rádio e até dos pedais ajustáveis eletricamente), câmera de ré e sensor de ré.

RAM Classic [divulgação]
RAM Classic [divulgação]
Há ainda bancos com aquecimento para os passageiros traseiros laterais e para os dois da dianteira, ventilação para os dianteiros, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial, painel de instrumentos com tela de 7 polegadas, sistema de som Alpine com 7 alto-falantes, um subwoofer e 506W de potência, além de volante com aquecimento.

Por fim, a picapona traz faróis full-LED, seis airbags, controle de tração e estabilidade, freio a disco nas quatro rodas, controle de oscilação de reboque, assistente de partida em rampa e sistema que limpa as pastilhas de freio em caso de chuva para aumentar a eficiência na frenagem de emergência. Vale lembrar que as três primeiras revisões são grátis.

RAM Classic Laramie [divulgação]
RAM Classic Laramie [divulgação]

Visual

Se parece que você já viu essa RAM antes, é porque a Classic é baseada na geração anterior da 1500. Ela mantém os mesmos elementos de antes, mas ainda segue com estilo bastante atual e parrudo. Cada versão possui características próprias de estilo para se diferenciar nas ruas.

A Classic Laramie traz rodas de liga-leve de 20 polegadas prateadas e saída dupla de escape, além de diversos elementos cromados pela carroceria. Já a Night Edition traz elementos em preto brilhante, como as rodas, enquanto outros adotam a cor da carroceria para formar um estilo mais esportivo.

RAM Classic Laramie Night Edition [divulgação]
RAM Classic Laramie Night Edition [divulgação]

Preço e versões

Laramie – R$ 349.990
Laramie Night Edition – R$ 359.990

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