O segundo episódio da minissérie sobre a nova RAM nacional acaba de ser divulgado pela marca. Nele é destacado o motor 2.0 turbo, que fará com que esse novo modelo seja a picape mais rápida entre as produzidas no Brasil. Mas, a grande questão é que essa não é uma tarefa muito difícil.
Novo motor 2.0 turbo da RAM
Chamado de Hurricane 4, este não é um propulsor totalmente novo. Ele será utilizado pela primeira vez em um modelo nacional do grupo Stellantis, mas já é usado pelo Jeep Wrangler, que é importado dos Estados Unidos. No caso do modelo off-road, a potência máxima é de 272 cv, enquanto o torque atinge 40,8 kgfm.
Como a RAM ainda está fazendo muito suspense a respeito da sua picape monobloco (baseada na plataforma Small Wide 4×4 da Fiat Toro), ainda não foram revelados os números oficiais dessa motorização na picape. Contudo, o Auto+ apurou com exclusividade que serão disponibilizados 260 cv e 40,8 kgfm, ou seja, 12 cv a menos e o mesmo torque.
No Wrangler ele é alimentado somente com gasolina, e provavelmente assim permanecerá no modelo novo, que por enquanto é conhecido oficialmente somente pelo código 291. Nem mesmo o nome da caminhonete foi confirmado até este presente momento.
A transmissão, porém, deve ser diferente da automática de 8 velocidades que o SUV possui. Na caminhonete, a marca pode optar pelo câmbio de 9 marchas, também do tipo automático convencional e que já é usado em outros modelos da Stellantis produzidos em Goiana (PE). O sistema de tração provavelmente será 4×4 mesmo com o motor à gasolina.
Não é difícil ser a picape nacional mais rápida
Nesse recente episódio revelado pela marca, Breno Kamei (vice-presidente da RAM na América do Sul) comentou que a picape “vai ter algumas opções de motorização, mas o grande destaque é o motor Hurricane 4”. O executivo também comentou que “sem sombras de dúvidas será a picape mais rápida produzida aqui no Brasil”.
Como já dissemos aqui no Auto+, isso indica que o modelo também terá um propulsor a diesel, embora essa informação ainda não tenha sido revelada oficialmente pela montadora de origem americana. Outro ponto que vale destacar, é que não é difícil se tornar a picape nacional mais rápida do Brasil diante do cenário atual.
Isso porque a maioria das caminhonetes médias são fabricadas na Argentina, com exceção somente da Chevrolet S10 e da Mitsubishi L200 Triton, que são produzidas em solo brasileiro. A referência em desempenho nesse segmento é a Volkswagen Amarok V6, mas ela também é importada, portanto não entra nessa disputa com a nova RAM.
Mesmo considerando modelos menores que são fabricados por aqui (como Renault Oroch, Fiat Strada, Chevrolet Montana e Fiat Toro), todas elas possuem no máximo um motor 1.3 turbo. Logicamente eles são bem menos potentes que o Hurricane 4 2.0 turbo, portanto, ser a picape nacional mais rápida é praticamente uma obrigação da nova RAM 291.
Informações exclusivas
O Auto+ já apurou diversas informações exclusivas sobre a nova picape nacional da RAM, como as versões que serão vendidas por aqui, as motorizações utilizadas e a potência do motor 2.0 turbo. Já mostramos até mesmo um flagra do modelo em uma versão esportiva, com direito a fotos do interior.
>> Exclusivo: RAM 291 terá 5 combinações de versões e motores