Assim como a legislação brasileira obriga os donos de RAM 2500 a ter carteira de habilitação C somente para poder dirigir a picapona, em outros países a lei atrapalha a vida das caminhonetes. Prova disso é o que aconteceu com a RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey na Noruega.
Tudo começa pelo fato de ela ser absurda. A Hennessey Mammoth é uma versão preparada da RAM 1500 TRX, que por sua vez é uma variante mais apimentada da RAM 1500 Rebel vendida no Brasil. Ela conta com motor Hellcat V8 com 1.026 cv e 133,8 kgfm de torque, capazes de alterar o eixo da Terra em uma acelerada.
A Hennessey não divulga o 0 a 100 km/h da absurda picapona, mas a versão original da RAM 1500 TRX com 702 cv faz a mesma prova em 4,5 segundos. O problema é que na Noruega, onde algumas unidades foram importadas, ela não pode chegar a essa velocidade.
Taxas de caminhão
Como lá é a terra do carro elétrico, modelos com emissões de poluentes mais altos, pagam taxas de impostos igualmente elevadas. E como a Hennessey Mammoth emite 506g de CO² por km rodado, isso faria com que ela pagasse 44,8% de taxas de importação. Tudo por conta do limite de emissões de poluentes.
Ou seja, o preço pedido de 249.900 euros (R$ 1.379.600) teria outros 111.955 euros (R$ 618.489) adicionais somente de impostos. Contudo, por pesar 3.539 kg, o que explica o nome Mammoth (mamute), a RAM 1500 preparada pela Hennessey pode ser classificada como um veículo comercial e pagar muito menos imposto.
O revés, é que ela não pode rodar mais de 90 km/h em qualquer via. Como a fiscalização na Noruega é ainda mais pesada que no Brasil, esse pode ser o pesadelo daqueles que gostam de acelerar. Mas, numa estrada norueguesa, esse monstro de picape pode facilmente ser ultrapassada por um Renault Kwid elétrico (no caso, um Dacia Spring).
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