![RAM 1500 Limited [Auto+ / João Brigato] RAM 1500 Limited [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/RAM-1500-Limited-5-990x556.jpg)
Diferentemente dos EUA, onde as caminhonetes grandes precisam cumprir desde o papel de ser um carro de trabalho até uma alternativa de caçamba a um Mercedes-Benz, aqui no Brasil seu único objetivo é servir como carro de luxo. Prova disso é que a Ford trouxe a F-150 na versão Platinum e agora a RAM reforça o time com a 1500 Limited.
Saindo por R$ 529.990 na variante cromada e por R$ 539.990 na Nigth Edition, ela é substancialmente mais cara que a rival da Ford, que sai por R$ 509.990. Mas o que ela tem a mais para custar R$ 20 mil mais caro que a caminhonete mais vendida do mundo? Bom, algo que fez uma diferença absurda na rodagem já justifica: suspensão a ar.
E é isso que muda o jogo totalmente. A RAM 1500 Limited não pula tanto quanto uma caminhonete média geralmente pularia, além de ficar mais na mão e confortável. Como a proposta da Stellantis é fazer com que a caminhonete passe a ocupar a garagem que antes um sedã alemão estacionava, essa dose extra de conforto é mais do que bem vinda.
Muscle-car de caçamba
Debaixo do capô gigantesco temos um motor igualmente enorme: um 5.7 HEMI V8 de 400 cv e 56,7 kgfm de torque. É exatamente o mesmo motor da 1500 Rebel e da Classic. Nos números, a RAM 1500 Limited empata em torque com a Ford F-150 e perde por 5 cv. Só que a entrega é diferente.
O câmbio automático de oito marchas contribui para a ideia de um comportamento mais refinado e sofisticado que a Stellantis quer para sua picape. As trocas são muito suaves e praticamente imperceptíveis. Mas há um pequeno delay ao acordar e reduzir a quantidade de marchas que se faz necessário.
![RAM 1500 Limited [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/RAM-1500-Limited-3-750x450.jpg)
Salão da frente
Em questão de qualidade de interior, definitivamente a Stellantis não anda para brincadeira. A RAM 1500 Limited traz couro em tudo quanto é canto do painel e das portas. Os encaixes são bem feitos e os materiais usados tem qualidade. Por isso até o grupo tenta forçar a barra dizendo que a RAM é uma marca premium. Com a Limited dá até para pensar em concordar.
O couro que reveste os bancos e o volante tem qualidade legítima de uma marca de luxo – provavelmente devem ter pego emprestado da Alfa Romeo. Há costuras e relevos que fazem lembrar botas de cowboy, combinando com elementos de madeira e em metal escurecido. É uma cabine elegante e refinada, que não deve nada a um BMW.
De brinde, um teto solar gigante com 1m² de área envidraçada – estou dizendo que ela é mais espaçosa que muito apartamento de São Paulo…Há ainda aquecimento para os bancos traseiros e também dianteiros, enquanto só a turma da frente recebe esfriamento. Há de destacar ainda a presença de vários nichos para objetos, incluindo um enorme no piso.
Veredicto
Tão luxuosa quanto carros verdadeiramente de marca premium, a RAM 1500 Limited coloca um novo patamar de refinamento na categoria, mas também de sofisticação ao rodar. A suspensão a ar fez maravilhas à caminhonete, que está muito mais prazerosa de dirigir e na mão.
>>Exclusivo: RAM 291 terá 5 combinações de versões e motores
>>5 carros queridos pelo público que saíram de linha
>>Flagra: RAM 291 exibe pela primeira vez os faróis e lanternas