Se você está chateado que a Stellantis matou o motor V8 na Ram 1500, fique tranquilo pois há algo para compensar. A inédita 1500 Ramcharger traz motorização híbrida do tipo plug-in, mais potência do que o atual modelo oferecido no Brasil tem e ainda com a vantagem de passar dos 1.000 km com um tanque.
Fazendo a ponte entre as Ram 1500 normais e a REV 100% elétrica, a Ramcharger traz dois motores elétricos, um em cada eixo. Segundo a Stellantis, são 672 cv e 85 kgfm de torque, atingindo os 100 km/h em 4,4 segundos. Só como comparação o motor 5.7 HEMI V8 das 1500 Rebel, 1500 Limited e Classic vendidas no Brasil tem 400 cv e 56,7 kgfm.
Só que para aqueles que se preocupam em ficar sem bateria, a caminhonete grande conta com um 3.6 V6 debaixo do capô para alimentar o conjunto elétrico como prioridade. Em situações específicas, ele atua junto dos dois motores elétricos, mas sua função é de gerador. Como resultado, são 1.110 km de autonomia.
Meio termo de estilo
Visualmente, a Ram 1500 Ramcharger se diferencia da 1500 renovada por alguns detalhes. A grade frontal tem desenho diferente, com o logotipo da marca iluminado. A luz serve também para indicar o nível da bateria quando a caminhonete carrega. A traseira, entretanto, traz as lanternas em L vistas na Ram 1500 elétrica.
O interessante é que, como ela é um meio termo entre as versões a combustão e a elétrica, o visual também segue por um meio termo. O interior é igual a todas as outras Ram, com central multimídia de 12 polegadas ou 14,5 polegadas, a depender da versão. Já o painel de instrumentos é sempre de 10,25 polegadas.
Ainda não foi divulgado se a Ram venderá a 1500 híbrida no Brasil ou até mesmo quando chegarão as unidades reestilizadas da caminhonete grande. Mudanças na 2500 e na 3500 também devem ser reveladas em breve – provavelmente somente em 2024, já como linha 2025.
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