Se você tinha alguma esperança de que a RAM 1500 teria, um dia, uma versão diesel no Brasil, pode tirar seu cavalinho da chuva. A Stellantis anunciou oficialmente que a menor das suas gigantescas caminhonetes não terá mais motor diesel a partir de 2023. As RAM 2500 e 3500, porém, permanecem com opções diesel.
Como os EUA tem predileção por motores a gasolina e o diesel não foi tão bem aceito assim para picapes de porte grande na faixa da 1500, a Stellantis decidiu descontinuar essa opção. Isso se deve também pelo processo de eletrificação, já que a RAM elétrica e possivelmente uma versão híbrida da 1500 poderão suprir a falta da variante diesel.
Assim, a partir da linha 2023, a RAM 1500 com motor V6 3.0 EcoDiesel de 264 cv e 66,4 kgfm de torque não existirá mais. Hoje esse motor é oferecido somente na 1500 cabine dupla com tração 4×4, especificamente nas versões Tradesman, Big Horn, Lone Star, Laramie, Limited Longhorn e Limited.
Nunca teríamos a RAM 1500 diesel no Brasil
No Brasil, a única versão da RAM 1500 vendida no Brasil é a Rebel, a qual não tem opção de motor diesel. Contudo, a grande questão é que a picapona gigante jamais teria essa opção de motor por aqui, mesmo que fosse oferecida com outras opções de versões as quais são atreladas ao V6 3.0.
Isso porque para uma caminhonete ter direito a usar motor diesel no Brasil é necessário que sua capacidade de carga seja superior a 1 tonelada. Nenhuma versão da RAM 1500 consegue levar esse tanto de tralha na traseira. Isso porque no mercado americano o foco das picapes é a capacidade de reboque, algo que a RAM tem e muito.
>>RAM 1500: Um muscle-car pode encarar um off-road pesado sem atolar? | Vídeo
>>1500 Rebel: como é rodar 1.000 km com a picape gigante | Avaliação