Quando a Citroën anunciou o plano C-Cubed em 2021, prometeu lançar um carro novo por ano até 2024. Todos derivados de um projeto comum, que começou com a engenharia brasileira da PSA e a da divisão indiana das marcas francesas, mas que ganhou mão forte da engenharia da Fiat de Betim por causa da Stellantis.
O projeto teve início então em 2022 com o lançamento do Citroën C3 de terceira geração. Ele foi o primeiro Citroën da história a ser produzido na Índia e o primeiro modelo da marca francesa com participação da engenharia da Fiat do Brasil em seu projeto – ainda que os profissionais de Betim só tenham colocado as mãos no hatch no fim do desenvolvimento.
Agora em 2023 chega o segundo produto dessa família, o SUV compacto de sete lugares C3 Aircross. Revelado simultaneamente no Brasil e na Índia, o modelo só será vendido no segundo semestre, mas já mostrou ao que veio. A ideia é concorrer com a Chevrolet Spin no Brasil, enquanto na Índia pega o crescente mercado de SUVs compacto de 7 lugares.
Mas qual o próximo passo da Citroën para a família C3? A marca já anunciou que o terceiro membro chegará em 2024 e que será um sedã. Originalmente, o plano C-Cubed já havia deixado claro que seria constituído de um hatch (C3), um SUV (C3 Aircross) e de um sedã. Só que ainda não se sabe como o modelo será.
Influência de quem?
Hoje a Citroën tem apenas três sedãs em seu portfólio: C-Elýsee, C4 X, e C3 L. Vamos nos concentrar nos dois últimos por serem os mais modernos e que devem influenciar o sedã do C3 brasileiro. Isso se dá pelo fato de que eles contam com estilo aventureiro que se tornou padrão em todo modelo da marca francesa.
A presença de plásticos pretos na parte inferior da carroceria e suspensão elevada dá a eles uma certa pegada de SUV, tanto que o C4 X está mais para um SUV cupê do que para um sedã de fato. Já o C3 L, vendido exclusivamente na China, tem uma aura de Logan CVT. O visual é mais de sedã tradicional, mas com os aparatos off-road.
Não está claro ainda como o visual do sedã do C3 será feito, mas é bastante provável que ele se influencie mais pelo C4 X, adotando um perfil cupê. É possível que ele use componentes compartilhados com os irmãos C3, como capô, portas e faróis. Mas existe a chance também de ele ser um carro totalmente diferente que usa apenas a mesmas base.
A plataforma, vale lembrar, é a CMP (que será renomeada para STLA Small em breve). Hoje ela é usada no C3, C3 Aircross e Peugeot 208. O sedã deve contar com motor 1.0 T200 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque já disponível nos Fiat Pulse e Fastback, mas que estreará do lado francês do grupo através do C3 Aircross.
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