![Toyota bZ4X [divulgação] Toyota bZ4X [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Toyota-bZ4X-24_edited-990x556.jpg)
Demorou, mas a Toyota finalmente entrou no mercado de carros 100% elétricos. Desenvolvido em conjunto com a Subaru, o novo bZ4X chega para ser a porta de entrada da marca nesse segmento que mais cresce. Não à toa, ele é um SUV elétrico com porte pouco maior que o de um RAV4. Pena que não há previsão, por enquanto, de vendas no Brasil.
O modelo é construído sobre a plataforma e-TNGA e mede 4,69 m no comprimento, 1,86 m na largura, 1,65 m na altura e tem entre-eixos de 2,85 m. Por conta das baterias e do sistema elétrico, ele é bem pesado: são 2.005 kg na versão com tração nas quatro rodas e 1920 kg no modelo com tração dianteira.
As duas opções de tração do SUV da Toyota também modificam sua potência. O modelo com tração dianteira tem apenas um motor elétrico de 204 cv. Ele é capaz de chegar aos 100 km/h em 8,4 segundos e roda até 500 km com carga completa. Já o bZ4X AWD tem dois motores elétricos com 218 cv no total.
![Toyota elétrico bZ4X [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/toyota_bz4x_7_edited-750x450.jpg)
Sem volante?
Mas a grande novidade tecnológica está no sistema de direção do SUV. A nova tecnologia por cabos permite que a direção não seja fisicamente conectada às rodas. Assim, segundo a Toyota, há menos vibrações, mas uma melhora na resposta do volante. Essa tecnologia só estará disponível com o opcional de volante estilo manche.

Na traseira, lanternas conectadas e um visual bastante ousado deixam o SUV com jeitão futurista. Há ainda aerofólio traseiro dividido. Por fim, o interior tem painel de instrumentos visto por cima do volante, no melhor estilo Peugeot – não ser na versão com volante manche. Console central alto acompanha a gigante central multimídia.

>>Toyota Yaris: 1 estrela no Latin NCAP, mas pode não ser o brasileiro
>>Honda cogita Civic Cross para brigar com o Toyota Corolla Cross