Apesar de nunca ter alcançado um bom número de vendas no mercado automotivo brasileiro, o Toyota Prius foi um carro muito importante. Lançado por aqui há 10 anos, ele foi primeiro híbrido da montadora em nosso país. O modelo, inclusive, serviu como uma porta de entrada para a tecnologia que hoje é empregada no bem sucedido Corolla Hybrid.
Há vários anos o Corolla é o carro mais popular da Toyota no Brasil e no mundo. Quando o modelo chegou em sua 12ª geração ao nosso mercado, em setembro de 2019, se destacou ainda mais por conta das versões híbridas, que vendem muito bem. Apesar disso, nem todos sabem que essa tecnologia já é oferecida pela marca desde 2013. Só que menos avançada em comparação com a atual, claro.
Pioneiro na Toyota
Com lançamento oficial em 2013, o Toyota Prius não foi o primeiro carro híbrido ofertado no Brasil. Na verdade o Ford Fusion Hybrid é quem recebe o título de primeiro modelo híbrido a ser vendido no mercado brasileiro, com lançamento em novembro de 2010.
Apesar disso, o Prius foi o híbrido pioneiro da Toyota por aqui, e isso é algo bem importante. Até porque o modelo, que sempre teve um visual bem diferente e cada vez mais polêmico, serviu como veículo de testes para a tecnologia híbrida que hoje se encontra no Corolla e Corolla Cross, mas modernizada.
Cumpriu bem o papel
A montadora de origem japonesa diz que até 2021, quando ele foi descontinuado no Brasil, aproximadamente 7 mil unidades foram comercializadas. Tudo bem que o modelo era bem mais caro que um Corolla e atuava em uma proposta bem específica de ser moderno e amigo do meio ambiente. Tanto é que seu design era ousado até demais, e por esse motivo dividia opiniões do público.
Contudo, podemos dizer que esse não é um número de vendas muito empolgante, principalmente quando comparado com os híbridos atuais da Toyota. De acordo com a marca, mais de 60 mil unidades da tecnologia híbrida flex já foram fabricadas no Brasil. Apesar de não especificar a quantidade de vendas individuais do Corolla e Corolla Cross, podemos ver que qualquer um deles certamente já vendeu muito mais que 7 mil unidades híbridas.
Infelizmente os dados de vendas informados pela Fenabrave para o Corolla incluem também as versões convencionais com motor 2.0 aspirado, além das híbridas. Apesar disso, devemos considerar que desde 2020 (até março de 2023) o sedã já acumulou 134.800 unidades emplacadas. Isso quer dizer que, mesmo desconsiderando os dados do Corolla Cross, certamente já foram vendidos muito mais Corolla híbridos do que Prius.
Primeiro no mundo
Apesar de não ter sido o primeiro híbrido de produção vendido no Brasil, o Prius teve um papel muito importante. Depois de cerca de dois anos do lançamento de seu lançamento, a Toyota começou a desenvolver uma nova tecnologia híbrida. Então, em setembro de 2019 ela lançou no mercado brasileiro o primeiro carro híbrido flex do mundo, que foi justamente o Corolla.
A confirmação da produção nacional do sistema híbrido flex veio após aproximadamente seis meses de testes com o modelo de visual polêmico. Apesar disso, somente o Corolla e o Corolla Cross ganharam essa tecnologia mais moderna, enquanto o Prius infelizmente não chegou a ter uma versão de produção com a possibilidade de beber os dois combustíveis.
>> Toyota aumenta em até R$ 6.500 preço de Corolla Cross, Yaris e RAV4
>> Nova geração da Toyota Hilux pode usar motor V6 híbrido
>> Atrasada, Toyota lançará 10 elétricos até 2026 e terá nova base