Lançado em 2019, o Porsche Taycan já havia provado ao mundo que era possível um carro elétrico ser tão (ou até mais) divertido quanto um modelo a combustão. Com mais de 150 mil unidades vendidas no mundo, já era hora dele ser renovado. Só que as mudanças trouxeram a ele o título de Porsche mais potente e rápido da história.
Especificamente falando da versão Turbo S, o Porsche Taycan agora tem 952 cv quando está usando o launch control. Com isso, baixou seu tempo de 0 a 100 km/h de 2,6 segundos para 2,3 segundos. O resultado é que ele é o mais rápido e mais potente carro que a marca alemã já produziu na vida. Vale lembrar que o lançamento no Brasil só vai acontecer em 2025.
Um dos pontos mais interessantes, é que todas as versões receberam melhorias de performance por conta do novo motor traseiro. Além disso, o Taycan Turbo S traz botão de performance extra que libera 95 cv a mais por 10 segundos a cada ativação. O sistema já está presente hoje como Sport Response.
Na versão de entrada sem nome, o Porsche Taycan tem 80 cv a mais do que antes, chegando a 482 cv, baixando seu tempo de 0 a 100 km/h para 4,5 segundos. Ou seja, todas a s versões receberam alguma melhoria – contudo, a Porsche não divulgou nada sobre a variante GTS, a com melhor relação de preço e performance.
Uma das mudanças mais pertinentes, é que a versão perua Sport Turismo será descontinuada em alguns países. Contudo, a variante aventureira Cross Turismo segue firme e forte. No Brasil, inclusive, a Porsche sempre vendeu somente a perua aventureira do Taycan, nunca sua versão civilizada.
Mais rápido até para carregar
Outra novidade importante está nas baterias. O Taycan agora consegue carregar de 10 a 80% em 18 minutos por conta de seu novo sistema de carregamento compatível com 320 kW. Além disso, o sistema regenerativo está mais forte, sendo 30% mais eficiente do que antes na recuperação de energia.
Todas as versões tem mais capacidade de bateria, fazendo com que os modelos com pacote Performance Battery Plus (opcional nos modelos de entrada, mas de série nos Turbo) tenha agora 105 kWh de capacidade contra 93 kWh de antes. Como resultado, é esperado que a autonomia melhore em cerca de 200 km. Mas os números não foram divulgados.
Por fim, a Porsche trouxe ao Taycan o sistema de suspensão Porsche Active Ride presente no Panamera. Esse sistema permite uma atuação eletrônica da suspensão de maneira muito mais rápida para que o esportivo se mantenha nivelado o tempo todo, especialmente nas curvas ou ao passar por buracos.
Pequenas mudanças
Visualmente, o Porsche Taycan ganhou algumas importantes novidades. A dianteira tem linhas mais fortes no capô e um vinco retilíneo mais marcado. Os faróis são novos, assim como o para-choque, que ganhou linhas mais discretas. Atrás, lanternas levemente modificadas e para-choque também novo.
A cabine é visualmente igual ao modelo anterior, mas a Porsche atualizou a central multimídia com sistema Android Automotive. Outra novidade fica por conta do revestimento artificial para aqueles que não gostam de couro. Nos modelos Turbo, os logotipos (externos e internos) ganham coloração prata.
Ansioso pela chegada do novo Porsche Taycan ao Brasil? Conte nos comentários.
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